PUBLICIDADE

Cidades

Granizo afeta 718 pessoas e danifica 163 casas no PR

9 ago 2011 - 16h36
(atualizado às 16h39)
Compartilhar

Uma chuva de granizo registrada no início da noite de segunda-feira na região sudoeste do Paraná afetou ao menos 718 pessoas e deixou 163 casas danificadas em cinco municípios. Nesta terça-feira, a Defesa Civil do Estado ainda contabilizava os estragos para o balanço das cidades atingidas pelas chuvas nos últimos 10 dias.

Em Planalto, as grandes pedras de gelo danificaram ao menos 30 casas na zona rural
Em Planalto, as grandes pedras de gelo danificaram ao menos 30 casas na zona rural
Foto: Defesa Civil de Planalto / Divulgação

O granizo que caiu entre 18h e 19h danificou 49 casas em Capanema, onde 250 pessoas foram afetadas em quatro comunidades da zona rural. Quatro pessoas ficaram desalojadas (quando vão para casa de familiares ou amigos), mas, segundo a Defesa Civil, já teriam voltado para suas casas. Já em Francisco Beltrão, o mau tempo afetou 48 pessoas e danificou 16 residências.

Em Planalto, o granizo afetou 150 pessoas e danificou 30 residências na comunidade Sagrada Família, na zona rural do município. Em Santo Antônio do Sudoeste, 270 pessoas foram afetadas e 68 residências, danificadas, principalmente na zona rural. A Defesa Civil de Bom Jesus do Sul notificou o órgão estadual sobre a ocorrência de granizo, mas ainda não havia fornecido dados sobre estragos.

Em parceira com postos de bombeiros comunicados, a Defesa Civil distribuiu quase 3 mil m de lona para as famílias atingidas. Moradores das cidades afetadas informaram que grandes pedras de gelo caíram na região. Entre os imóveis atingidos estão um posto de gasolina, uma escola, três pavilhões de igrejas, além de plantações de trigo.

Chuvas no Estado

As fortes chuvas que atingiram o Paraná no final de julho elevaram os níveis dos rios e causaram inundações. De acordo com boletim divulgado na segunda-feira, 30 municípios relataram estragos e seis decretaram situação de emergência. Mais de 150 mil pessoas foram afetadas e cerca de 4 mil casas foram danificadas. Ao todo, 3.046 pessoas ficaram desalojadas e 396 tiveram que ir para abrigos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade