PUBLICIDADE

Cidades

Grande SP desperdiça quatro vezes o volume de água que poupa

Especialistas garantem tripé para que a água não acabe em regiões populosas: recuperação ambiental, conservação de mananciais e redução do desperdício

14 set 2014 - 14h50
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Grande São Paulo sofre com a estiagem no Sistema Cantareira
Grande São Paulo sofre com a estiagem no Sistema Cantareira
Foto: WWC/AFP

Enquanto a Grande São Paulo sofre com a carência de água, a Sabesp recorreu à captação do volume morto no sistema Cantareira e ao bônus na conta de quem diminuísse o uso de água, para tentar conter a estiagem e evitar o racionamento. 

No entanto, uma reportagem da Folha de S.Paulo denunciou, neste domingo, que o desperdício de água é quatro vezes maior que o volume poupado na região.

Segundo a publicação, o consumo de água obtido em São Paulo foi de quase 337 mil m³/dia no mês de agosto. No entanto, 1,5 milhão de m³/dia ainda é desperdiçado. 

Especialistas garantem que a verdadeira solução para a falta de água em São Paulo não está nas obras de engenharia, para buscar água cada vez mais longe. 

O necessário para impedir que a água acabe em áreas populosas são três fatores: a recuperação ambiental, a conservação de mananciais e a redução do desperdício.

A crise no sistema Cantareira A crise no sistema Cantareira

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade