PUBLICIDADE

Governo do RJ vai comprar radares para alertar sobre chuvas

18 jan 2011 - 11h30
(atualizado às 11h39)
Compartilhar

A assessoria da Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro confirmou nesta terça-feira que serão comprados dois radares meteorológicos para alertar sobre a ocorrência de fortes chuvas no Estado, como as que aconteceram na região serrana nos dias 11 e 12 de janeiro e provocaram mais de 600 mortes. Os equipamentos serão semelhantes ao instalado pela prefeitura do Rio no Sumaré.

O radar da prefeitura, instalado em dezembro de 2010, foi importado dos Estados Unidos e pode monitorar a formação de temporais entre 700 m e 800 m de altitude. O equipamento tem um raio de alcance de 250 km, o que permite identificar a possibilidade de tempestade quando ela ainda estiver em outros Estados.

De acordo com a secretaria, os radares serão comprados com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), em caráter emergencial. Os equipamentos devem ser instalados na região norte e no sul do Estado e, com o auxílio do radar da prefeitura, devem cobrir toda a área do Estado com informações sobre a ocorrência de tempestades.

A secretaria também informou que o secretário Carlos Minc está em Nova Friburgo nesta terça-feira acompanhando as ações de recuperação das localidades atingidas pelas chuvas. Segundo a assessoria, Minc planeja concluir este ano o mapa de risco da região serrana, com dados que irão orientar o treinamento da Defesa Civil para atuar em casos de urgência.

Um plano de contingência será montado, segundo a secretaria, em parceria com outros órgãos do Estado e com os municípios para que a população seja orientada a como proceder nas situações de risco, que serão monitoradas pelos radares.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva, arrastando a seta à esquerda da foto

Veja onde foram registradas as mortes

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade