PUBLICIDADE

Governo do Rio reconhece problemas em bondes após 5 mortes

27 ago 2011 - 19h28
(atualizado às 21h31)
Compartilhar

Luis Bulcão
Direto do Rio de Janeiro

Bonde perdeu o controle e tombou deixando mortos e feridos
Bonde perdeu o controle e tombou deixando mortos e feridos
Foto: Felipe O''Neill / O Dia

O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes, admitiu neste sábado, após o acidente com o bondinho de Santa Teresa que deixou cinco mortos e aproximadamente 50 feridos, que existe uma série de problemas no sistema. "Já vínhamos nos preocupando com o funcionamento do bonde. Precisamos reordenar o uso, há uma série de problemas no sistema."

O bonde faz o trajeto Lapa-Santa Teresa, na zona sul do Rio de Janeiro. Informações preliminares apontam que a composição teria perdido o controle e batido em dois postes antes de tombar. Segundo a secretaria, peritos investigam as causas e circunstâncias do acidente.

Quatro das cinco vítimas morreram logo após o tombamento e uma delas a caminho do hospital. Uma das vítimas é o condutor do bonde. Várias ambulâncias do corpo de bombeiros foram ao local do acidente.

O comandante do Corpo de Bombeiros e secretário de Defesa Civil, Sérgio Simões, disse que ainda não é possível apontar as causas do acidente. "A perícia está no local, mas é preciso ressaltar que o acidente aconteceu num lugar delicado, numa descida em curva", acrescentou.

Segundo Simões, o atendimento realizado pelo Corpo de Bombeiros do bairro foi rápido, e o maior problema (feridos mais graves) estava na lateral direita do bonde, lado para o qual tombou. Ele afirmou ainda que ninguém ficou preso nas ferragens e os corpos retirados com facilidade. Foram realizados 32 socorros entre feridos graves e leves, além de outras pessoas com escoriações leves, que não precisaram ser atendidas.

O secretário estadual de Transporte, Julio Lopes, foi vaiado ao chegar no local do acidente. Ele disse que há informações de que o bonde estaria superlotado. "A questão da superlotação e do uso inadequado é algo que nos preocupa muito e temos informações preliminares de que o bonde estava muito cheio", afirmou.

"Esse bonde número 10 é antigo e não havia sido submetido à reforma. Não é da mesma geração daquele que se acidentou recentemente", disse o secretário se referindo ao acidente ocorrido em junho deste ano, quando um turista francês morreu ao cair do bondinho. Charles Damien Pierson, 24 anos, estava com uma alemã que havia conhecido na noite anterior e caiu de uma altura de 15 m dos Arcos da Lapa.

O presidente do Sindicato dos Ferroviários Central do Brasil, Valdir de Lemos, afirmou que a categioria já fez denúncias junto ao Ministério Público e a secretária dos Transportes sobre as condições dos bondes. "Até que ponto a situação vai chegar? Poderia ter sido evitada uma tragédia maior", disse.

O secretario disse ainda que o Conselho Regional de Engenharia (Crea) será acionado para prestar auxílio técnico nas investigações. "Fazemos uma apuração com total transparência. Pediremos auxílio ao Crea do que tecnicamente ocorreu por aqui. É uma fatalidade, uma tragédia."

Entre os feridos 18 foram levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, cinco para o Hospital do Andaraí, e quatro para o Miguel Couto. Duas vítimas estão em estado grave com traumatismo craniano, uma vítima com trauma no abdome e a última com trauma no tórax.

Com informações da Reuters, O Dia e JB Online.

Veja onde ocorreu o acidente com o bonde:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade