PUBLICIDADE

Governo do Paraná pede ajuda para União por causa das chuvas

13 mar 2011 - 15h56
Compartilhar
Joyce Carvalho
Direto de Curitiba

O governo estadual do Paraná instalou um gabinete de emergência para coordenar as ações no litoral afetado pelas fortes chuvas dos últimos dias. As ações incluem iniciativas nas áreas de resgate, saúde e segurança pública. Existe a preocupação com possíveis saques em residências. O governador Beto Richa (PSDB) também anunciou que já fez contatos com o governo federal para a liberação de recursos, que serão utilizados na reconstrução dos locais devastados pela chuva.

O governador Beto Richa e sua mulher, a secretária de Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, visitam áreas afetadas pelas chuvas
O governador Beto Richa e sua mulher, a secretária de Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, visitam áreas afetadas pelas chuvas
Foto: Divulgação

Houve, de acordo com ele, uma sinalização positiva da União. Richa ressaltou que ainda não tem ideia de quanto o governo estadual poderá repassar aos municípios atingidos para a recuperação. Mas já está ocorrendo um levantamento dos prejuízos e o cálculo sobre o dinheiro necessário.

Durante uma reunião de emergência sobre o litoral do Paraná, o governo do Estado informou que quatro cidades decretaram situação de emergência. Além de Morretes e Paranaguá, que já haviam adotado a medida, os municípios de Antonina e Guaratuba também fizeram o mesmo. A Defesa Civil estadual registrou duas mortes em Antonina, após um deslizamento de terra, e um falecimento em Morretes. Uma idosa teria sido levada pela enxurrada. A própria Defesa Civil ressaltou que a informação foi repassada sobre a morte ao Estado pela Defesa Civil do município de Morretes, mas o corpo da idosa ainda não foi encontrado. O Corpo de Bombeiros confirma apenas duas mortes.

Além das pessoas afetadas diretamente pelas chuvas, muitos moradores do litoral estão sofrendo com a falta de água. O abastecimento foi prejudicado em Antonina, Morretes e em Paranaguá. O fornecimento de água foi totalmente interrompido em Paranaguá por causa do rompimento de adutoras e comprometimento em reservatórios.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade