PUBLICIDADE

Governo de MG entrega medalha da Inconfidência a 280 pessoas

21 abr 2010 - 12h18
(atualizado às 12h32)
Compartilhar

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, entregou, nesta quarta-feira (21 de abril), em Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência a 280 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do País. A cerimônia contou com a presença do ex-presidente Itamar Franco e da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármem Lúcia Antunes Rocha.

A cerimônia em Ouro Preto encerrou as comemorações da Semana da Inconfidência
A cerimônia em Ouro Preto encerrou as comemorações da Semana da Inconfidência
Foto: Lúcia Sebe/Imprensa MG / Divulgação

Maior comenda concedida pelo Estado, a Medalha da Inconfidência é entregue desde 1952 com três designações - Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados estão ministros de Estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais que prestaram serviços relevantes para Minas Gerais.

Durante a cerimônia, o governador passou em revista à tropa ao chegar à Praça Tiradentes. Ele seguiu pelo tapete vermelho e se posicionou em frente à estátua do mártir da Inconfidência Mineira, onde, tradicionalmente, são rendidas as homenagens à imagem e história de Tiradentes. Ao lado da ministra Cármen Lúcia, o governador depositou uma coroa de flores no monumento erguido ao Inconfidente Joaquim José da Silva Xavier.

O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela banda da Polícia Militar, regida pelo maestro tenente Santos, tendo como solista, o tenente Soares. O violinista mineiro Gilvan de Oliveira e a cantora Aline Calixto acompanham a Orquestra da Polícia Militar, que também apresentaram o Hino da Proclamação da República.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade