PUBLICIDADE

Governo de AL decreta calamidade em 15 cidades por chuva

21 jun 2010 - 10h19
(atualizado às 14h03)
Compartilhar
Odilon Rios
Direto de Maceió

O governo de Alagoas decretou situação de calamidade em 15 municípios atingidos pelas fortes chuvas que caem desde o fim da semana passada em todo o Estado. As cidades mais afetadas são as que margeiam os rios Mandaú e Paraíba: Quebrangulo, Santana do Mundaú, São José da Laje, Joaquim Gomes, União dos Palmares, Branquinha, Paulo Jacinto, Murici, Rio Largo, Viçosa, Atalaia, Cajueiro, Capela, Jacuípe e Satuba.

A cidade de Branquinha, na região do Vale do Mundaú, teve 70% de suas casas e ruas foram levadas pela enxurrada. "Todos os prédios públicos da cidade foram destruídos", disse o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que esteve na cidade este fim de semana.

A chuva atingiu municípios localizados nas regiões da Zona da Mata, Litoral Norte e Vale do Paraíba. Além dos 15 em calamidade, foram afetados os municípios de Jundiá, Maragogi, São Luiz do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Satuba, Marechal Deodoro e Anadia.

União dos Palmares tem o maior número de desabrigados do Estado (9 mil), seguida por Santana do Mundaú (4,3 mil). Em Quebrangulo, a chuva destruiu 809 casas.

Em Rio Largo, centenas de casas e de pontos comerciais foram arrastados pela força das águas que transbordaram do rio Mundaú. A força das águas arrancou as portas de uma igreja evangélica. Os desabrigados estão em 12 escolas públicas.

Segundo relatório da Defesa Civil de Alagoas, 19 pessoas morreram e mais de mil estão desaparecidas. "O número de mortos pode aumentar, muitas estão desaparecidas", disse o secretário executivo da Coordenação Estadual da Defesa Civil, Deníldson Queiroz.

Os cartórios também foram atingidos. "Há cidades que o cartório foi embora. Não sobrou nada das escrituras. Estão colocando os poucos livros que sobraram no sol", disse o presidente da Associação dos Cartórios, Iran Malta.

Chuvas alagaram ruas de cidades alagoanas
Chuvas alagaram ruas de cidades alagoanas
Foto: Cada Minuto / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade