PUBLICIDADE

Gol e TAM retomam voos para Argentina e Uruguai

14 jun 2011 - 17h01
(atualizado às 17h57)
Compartilhar

Em nota divulgada por volta das 16h30 desta terça-feira, a Gol afirmou que "encontrou condições de retomar decolagens seguras para Buenos Aires (aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery) e Rosário, na Argentina; e Montevidéu, no Uruguai". A TAM, por sua vez, afirmou que a partir das 17h restabeleceria suas conexões de e para as capitais uruguaia e argentina.

Mulher confere voos atrasados e cancelados no aeroporto de Porto Alegre
Mulher confere voos atrasados e cancelados no aeroporto de Porto Alegre
Foto: Tárlis Schneider/Agência Freelancer / Especial para Terra

Veja os direitos dos passageiros com os cancelamentos de voos

Veja por que o vulcão paralisa a aviação

A Gol disse que contratou a empresa Somar Meteorologia e constatou que a densidade da nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue nas áreas sobrevoadas pela companhia é "100 vezes menor que o limite internacionalmente aceito para que se realizem operações aéreas".

A comapnhia também disse que começou a contatar clientes que tiveram a programação alterada, via telefone, SMS e e-mail, para informar sobre a retomada dos voos. A central de relacionamento está disponível nos números 0300 115 2121 (Brasil) e 0810 266 3232 (Argentina). Reacomodações serão providenciadas sem cobrança das taxas previstas e, se os clientes preferirem cancelar a viagem, receberão o reembolso no valor integral dos bilhetes.

A TAM afirmou que, em caso de dúvidas quanto aos voos, os clientes podem ligar para a central de atendimento. Os números são: 4002 5700 (capitais brasileiras) e 0800 570 5700 (demais localidades), 0810 333 3333 (Argentina), 56 2 6767 900 (Chile), 595 21 659 5000 (Paraguai), 000 4019 0223 (Uruguai). A TAM disse também que passageiros "serão reacomodados nas próximas opções de voos disponíveis, após a normalização da situação, temporariamente sem cobrança de taxas".

A TAM havia retomado as operações no Uruguai por volta das 9h, mas voltou a cancelar os voos a partir das 11h. A empresa afirmou nesta tarde que "como as condições meteorológicas e a atividade do vulcão estão mudando constantemente, a TAM reitera que continuará avaliando as condições de voo nestas rotas e, caso haja riscos, poderá voltar a suspender a operação".

Nuvem perde força

A nuvem de cinzas do vulcão Puyehue, no Chile, deixou Porto Alegre (RS) e começou a perder força, segundo um novo boletim do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina (Vaac), citado pela Força Aérea Brasileira (FAB) nesta terça-feira. De acordo com nota divulgada pela FAB, a nuvem agora está encobrindo as regiões das cidades gaúchas de Caxias do Sul e Santa Maria e Florianópolis (SC).

A Força Aérea afirmou que a nuvem está mais baixa, a cerca de 1.000 m de altitude. O Vaac - responsável por monitorar as cinzas - informou, segundo a FAB, que a emissão de fumaça pelo vulcão está perdendo força progressivamente. Na manhã desta terça-feira, as cinzas também provocaram o cancelamento de voos na Austrália e na Nova Zelândia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade