PUBLICIDADE

Frio que causou neve no Sul deve perder força a partir de amanhã

25 jul 2013 - 13h27
(atualizado em 26/7/2013 às 11h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Santana do Livramento registrou a temperatura mais baixa do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira: -3ºC</p>
Santana do Livramento registrou a temperatura mais baixa do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira: -3ºC
Foto: Fabian Ribeiro / Futura Press

O tempo frio registrado desde segunda-feira no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste permanecerá ainda nesta quinta-feira. A tendência é que, nessas regiões, a temperatura comece a subir a partir de amanhã, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde ontem, o Norte também convive com o frio que deve começar a perder força nesta sexta-feira. A semana foi marcada por neve, geada, chuva, chuva congelada e tempo nublado nestas regiões.

Saiba como se calcula a sensação térmica
Confira a previsão do tempo na sua cidade

O meteorologista Luiz Cavalcante explicou que o motivo da permanência do frio nas quatro regiões do País é decorrente da "grande massa polar que se formou e atingiu várias cidades, resultando em frio e neve em vários municípios".

O Sul, região mais afetada pelo frio, registra temperaturas baixas em todas as cidades. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), durante cinco dias, nevou em 93 municípios, e em 32 ocorreu chuva congelada. A temperatura mínima registrada pelo Inmet durante esta madrugada foi -7,4 ºC.

<p>Geada congelou flores em Santana do Livramento</p>
Geada congelou flores em Santana do Livramento
Foto: Paulo Estradeiro / vc repórter

No Rio Grande do Sul, a geada permanece hoje em vários municípios. A mínima no Estado foi -3ºC, em Santana do Livramento, segundo o Inmet. Em Porto Alegre, a mínima chegou a 1,4ºC e, no decorrer do dia, pode chegar a 13ºC. No Paraná, temperatura mínima para o Estado, na madrugada, chegou a -0,8ºC. Em Curitiba, o frio vem acompanhado de chuva - a temperatura mínima chegou a 0ºC e a máxima prevista é 9ºC.

Nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, na Região Sudeste, o frio permanece. No Rio, a previsão para hoje é de chuva. A temperatura mínima registrada na madrugada foi 14ºC e a máxima pode chegar a 20ºC. Em São Paulo, a mínima registrada pelo Inmet foi 8ºC e a máxima prevista é 12ºC.

No Distrito Federal, o tempo continua parcialmente nublado, com temperatura mínima de 12ºC e máxima podendo chegar a 26ºC. Também na região Centro-Oeste, Goiânia registrou mínima de 10ºC pela madrugada, e a máxima prevista é 27ºC.

A frente fria também atingiu o Norte do País. Em Rio Branco, a "temperatura caiu muito, chegando a 9,6ºC", disse Luiz Cavalcante. No norte de Rondônia, a temperatura durante a madrugada chegou à mínima de 14ºC, e no sul do Amazonas foi registrado, durante a madrugada, mínima de 11ºC.

Colaborou com esta notícia o internauta Paulo Estradeiro, de Santana do Livramento (RS), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade