PUBLICIDADE

Cidades

Frente fria se aproxima do Sul e temperatura cai

24 jun 2011 - 03h45
Compartilhar

Uma frente fria já se organizou sobre o Sul do Brasil e está associada a um ciclone extratropical, segundo informações da Climatempo. As nuvens de chuva formadas pelo sistema frontal estão concentradas entre o Rio Grande do Sul e o oeste do Paraná. Já nas demais áres paranaenses, em praticamente todo o Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste, no Tocantins, em Rondônia e no sul do Pará o predomínio é de uma forte massa de ar seco que inibe a formação de nebulosidade. Áreas de instabilidade que chegam do mar formam nuvens carregadas no leste e no norte do Nordeste; confira a previsão por região:

Sudeste

Nesta sexta-feira, a grande massa de ar seco persiste sobre o Sudeste, dificultando a formação de nuvens carregadas na maior parte da Região. Com isso, teremos mais um dia de sol forte e calor à tarde, com baixa umidade do ar e sem condições de chuva. Só deve chover pela manhã no litoral do Espírito Santo.

Sul

O tempo fica chuvoso no norte do Rio Grande do Sul, no sul e no oeste de Santa Catarina. Na região central gaúcha e na Grande Porto Alegre, o céu fica nublado com chuviscos. A temperatura volta a cair em todas essas localidades. Na região de fronteira com o Uruguai, o sol brilha forte e não chove, mas a temperatura também fica baixa. O litoral e o nordeste de Santa Catarina, além do sul e do oeste do Paraná, têm sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora. O litoral paranaense, a Grande Curitiba e o Vale do Ivaí têm muita nebulosidade o dia todo, mas não chove. As demais regiões paranaenses seguem com sol forte e tempo firme.

Centro-Oeste

A forte massa de ar quente e seco persiste sobre o Centro-Oeste. O tempo fica ensolarado e quente, sem chuva, em quase todas as áreas da Região, pois as nuvens têm dificuldade em se formar. A nebulosidade aumenta apenas no sul e no oeste de Mato Grosso do Sul, mas só há possibilidade de garoa no fim do dia. Durante a tarde, a umidade do ar fica baixa e várias cidades entram em estado de atenção, quando os índices variam de 21 a 30%.

Norte

Áreas de instabilidade deixam o céu cheio de nuvens no Amapá, em Roraima e no norte do Pará e do Amazonas, onde o sol aparece em vários momentos, mas há previsão de chuva o dia todo. O tempo segue ensolarado, quente e seco no Tocantins, no sul do Pará e do Amazonas, em Rondônia e no leste do Acre. Nas demais áreas do Norte, sol e tempo abafado, com previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.

Nordeste

O litoral entre Alagoas e o Maranhão fica com tempo instável. O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia, inclusive com forte intensidade em alguns momentos. Já no interior da Bahia, no sertão de Pernambuco, no sul do Ceará e no centro-sul do Piauí e do Maranhão, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e ainda não chove. Nas demais áreas do Nordeste, o sol também predomina, mas a nebulosidade aumenta e provoca chuva rápida no decorrer do dia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade