PUBLICIDADE

Frente fria provoca chuvas no Sul; no Norte, muito calor

23 set 2010 - 01h56
Compartilhar

A presença de uma frente fria e as áreas de instabililidade que chegam do norte da Argentina e do Paraguai espalham nuvens carregadas entre o Rio Grande do Sul e o centro-sul do Paraná. Em quase todo o Norte o ar quente e úmido estimula a formação de nuvens tropicais. A umidade marítima favorece a concentração de muita nebulosidade no leste do Nordeste. Já no centro-sul do Pará, no Tocantins e no restante do País uma grande massa de ar seco predomina e inibe a formação de nebulosidade.

Sul

O avanço de uma frente fria pela Região Sul favorece a formação de nuvens que provocam chuva a qualquer hora do dia no norte e nas serras do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul, no sudoeste e no leste do Paraná, inclusive na capital. Nas áreas gaúchas que fazem fronteira com o Uruguai o tempo abre no decorrer do dia. Nas demais áreas gaúchas chove pela manhã. Nas demais áreas paranaenses o sol ainda aparece, mas as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva.

Sudeste

Uma grande massa de ar quente predomina e deixa o tempo aberto com sol forte e calor na maior parte da Região. No norte paulista e no centro-oeste mineiro a umidade fica baixa à tarde. As nuvens aumentam à tarde e chove de forma isolada no centro-sul do Rio de Janeiro, no sul e na zona da mata de Minas Gerais e em grande parte do Estado de São paulo, exceto no norte.

Centro-Oeste

O tempo não fica fechado, mas o avanço de uma frente fria provoca aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde no sul de Mato Grosso do Sul. O sol predomina o dia todo nas outras áreas e a umidade do ar fica baixa nas horas mais quentes do dia com valores críticos, principalmente na divisa de Mato Grosso com o estado de Goiás, em Goiás e no Distrito Federal.

Nordeste

O sol aparece e ocorrem pancadas rápidas de chuva no sul, no Recôncavo e em todo o litoral da Bahia, no Planalto da Conquista, na Chapada Diamantina, em Sergipe, em Alagoas e no litoral e na zona da mata de Pernambuco e da Paraíba. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece forte e não chove. A umidade do ar fica baixa em áreas do oeste e norte da Bahia e no centro-sul do Piauí e do Maranhão.

Norte

O sol aparece forte e não chove no Tocantins, no centro-sul do Pará, no sul de Rondônia e no sudeste do Amazonas. Nas demais áreas do Amazonas e de Rondônia, no Acre, em Roraima, no norte e noroeste do Pará e no Amapá, o sol aparece, as nuvens aumentam e acontecem pancadas de chuva à tarde. Faz muito calor em toda a Região.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade