PUBLICIDADE

Frente fria perde força no Sul; na área central, tempo seco

12 set 2010 - 06h27
(atualizado às 09h32)
Compartilhar

A frente fria vinda da Argentina que chegou ao Sul do país provocando chuva e instabilidade neste final de semana perde força, mas garante ainda um domingo chuvoso para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com risco de vento fortes nos dois Estados e de temporais na fronteira gaúcha com o Uruguai. O tempo segue seco nas demais áreas do Brasil. Somente costa leste de SE, BA, além de RO e ao norte do PA e RR ocorrem chuvas esparsas.

Sul

Chove a qualquer hora do dia em grande parte do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre e no leste e sul catarinense por causa de uma frente fria. Nas áreas de fronteira com o Uruguai o céu fica nublado e pode chuviscar ao amanhecer, mas chove a partir da tarde. Nas demais áreas de Santa Catarina, ocorrem aberturas de sol entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. No Paraná, o sol aparece e as nuvens aumentam no oeste, mas não chove.

Sudeste

Algumas nuvens se formam sobre o Espírito Santo, mas o sol aparece e não chove. Nas demais áreas do Sudeste o ar seco dificulta a formação de nuvens carregadas, com isso o sol aparece forte e não chove. O dia começa com névoa em áreas do leste paulista e em regiões de Vales e baixadas no Rio de Janeiro. Faz calor à tarde nessas áreas e a umidade do ar fica baixa, com valores abaixo de 20% no interior de São Paulo e de Minas Gerais.

Centro-Oeste

O ar seco cobre todas as áreas do Centro-Oeste do País. No sul e no oeste de Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso as nuvens aumentam, mas o sol aparece e não chove. O ar seco que cobre a Região dificulta a formação de nuvens carregadas nas demais áreas, com isso não há condições para chuva e a umidade fica muito baixa durante à tarde.

Nordeste

Muitas nuvens e possibilidade de chuviscos no Planalto da Conquista e na Chapada Diamantina. Sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora no sul, na Costa do Cacau e em Ilhéus. Chuvoso no Recôncavo, no litoral norte, em Paulo Afonso, em Sergipe e no Sertão de Alagoas. Nas demais áreas de Alagoas, no norte da Bahia, em Pernambuco e no leste paraibano e potiguar, períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas da Região, muito sol, calor e não chove.

Norte

O tempo fica instável, com sol fraco entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia em Roraima, no Amazonas, no oeste do Acre e no norte de Rondônia. No norte e no oeste do Pará e no Amapá o tempo quente e úmido predomina. Nestas áreas o sol aparece, as nuvens aumentam ao longo do dia e chove principalmente a partir da tarde. Sol forte e ar seco no Tocantins e no sudeste do Pará. Apesar da formação de algumas nuvens, não chove nas demais áreas de Rondônia e do Acre.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade