PUBLICIDADE

Frente fria favorece nuvens de chuva no RJ, ES, MG e BA

5 jul 2011 - 01h08
Compartilhar

Uma frente fria que avança lentamente entre o Sudeste e o Nordeste favorece a formação de nuvens de chuva no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no leste e no nordeste de Minas Gerais e no extremo sul da Bahia, segundo a Climatempo. Áreas de instabilidade que chegam do mar estão espalhadas entre o leste de Pernambuco e o norte do Ceará. O tempo quente e úmido estimula a formação de nuvens tropicais no extremo norte do Brasil e no norte do Maranhã. Uma forte massa de ar seco está sobre o restante do País, inibindo a formação de nebulosidade. O ar polar segue intenso sobre o centro-sul do País e induz a formação de geada e nevoeiro ainda durante a madrugada e no amanhecer da terça-feira. Confira a previsão para sua região:

Região Sudeste

O tempo fica chuvoso no norte fluminense, no Espírito Santo e no extremo nordeste de Minas Gerais, no Vale do Mucuri. No Vale do Rio Doce, na zona da mata mineira e nas demais áreas do Rio de Janeiro, o céu fica nublado com chuviscos e temperatura baixa. Todas as demais áreas do Sudeste ficam com sol forte e a temperatura entra em elevação. A umidade do ar fica baixa durante a tarde e não há expectativa de chuva. Previsão de geada na Serra da Mantiqueira.

Região Sul

Todas as localidades do Sul têm sol forte e tempo firme. A temperatura segue muito baixa ao amanhecer, com previsão de geada no centro-sul do Paraná e no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Durante a tarde, a temperatura sobe um pouco e a umidade do ar diminui. A previsão de Mar alto e ressaca persiste.

Região Norte

O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia no noroeste do Amazonas, em Roraima e no Amapá. No norte do Pará e no nordeste amazonense, a chuva acontece de forma rápida apenas a partir da tarde e o sol aparece forte na maior parte do dia. Nas demais áreas do Norte, o sol brilha forte, pouquíssimas nuvens se formam e não chove. À tarde, faz calor e a umidade do ar fica baixa.

Região Nordeste

O Planalto da Conquista e na região de Ilhéus, além do litoral entre Alagoas e o Ceará, o sol aparece entre muita nebulosidade e também chove a qualquer hora. Entre o sertão da Paraíba e o litoral do Maranhão, a chuva acontece de forma rápida e isolada, principalmente pela manhã. Nas demais áreas do Nordeste, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e ainda não há condições de chuva.

Região Centro-Oeste

Todas as áreas do Centro-Oeste ficam com pouquíssima nebulosidade, devido ao predomínio de uma grande massa de ar seco. O sol brilha forte, a temperatura fica alta durante a tarde e não há expectativa de chuva. Algumas cidades da região devem ficar com umidade do ar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia, caracterizando estado de atenção.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade