PUBLICIDADE

Frente fria e ciclone extratropical deixam Sul em alerta

12 mai 2010 - 17h23
Compartilhar

A formação de uma frente fria, acompanhada de um ciclone extratropical, deixa a região Sul do País em alerta nesta quarta-feira. Segundo a agência meteorológica Climatempo, há previsão de chuva de média a forte intensidade, o que pode causar deslizamentos e alagamentos nos três Estados.

A chuva persiste esta noite. Conforme informações da Climatempo, a situação é de alerta, pois o volume de água acumulado em algumas áreas pode se aproximar dos 100 mm em 24 horas.

Devem ficar em alerta, o litoral, sul, serras, planaltos e o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a Grande Porto Alegre, as regiões de serra, planalto, litoral centro e norte, no Rio Grande do Sul, e Grande Curitiba e litoral, no Paraná.

Ventos

Com a formação do ciclone extratropical na costa sul do Brasil, a intensidade dos ventos tende a aumentar a partir da noite de hoje. Rajadas com velocidades entre 60 e 80 km/h poderão ocorrer até a noite de quinta-feira no litoral de Santa Catarina e em toda a faixa litorânea entre o sul de São Paulo e o norte do Rio Grande do Sul.

Em alto-mar, as rajadas poderão se aproximar dos 100 km/h neste período. O mar fica agitado e não é recomendável a navegação até a noite de quinta-feira. Os ventos só começam a diminuir a partir de sexta-feira.

Frio e chuva

Florianópolis (SC) registrou a madrugada mais fria de 2010 nesta quarta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada na cidade foi de 13,7°C, 0,5°C mais baixa do que o recorde anterior, alcançado no último dia 10.

A capital catarinense também teve, na terça-feira, a tarde mais fria do ano. Por conta do tempo chuvoso e da presença do ar polar sobre o Sul do Brasil, a temperatura máxima na ilha foi de 19,4°C, conforme medição do Inmet. O recorde anterior de menor temperatura no período da tarde era de 19,8 °C, registrado no último sábado.

No começo da manhã de hoje, já havia chovido mais de 100 mm nas cidades catarinenses de Laguna, Araranguá, Urussunga e Urubici. No cabo de Santa Marta, uma rajada de vento chegou aos 97 km/h.

Nesta noite, ainda faz bastante frio. Na quinta-feira, a chuva diminui e o sol aparece em Florianópolis, mas os ventos serão fortes em toda a faixa litorânea.

Em Porto Alegre (RS), a tarde de terça-feira foi a segunda mais fria de 2010. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima foi de 17,3ºC. A mínima foi de 13,3ºC.

A mesma área de instabilidade que ainda provoca muita chuva em Florianópolis também deixou o tempo chuvoso na capital gaúcha ontem. A chuva deve prosseguir nesta quarta-feira e só deve diminuir a partir de quinta-feira.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade