PUBLICIDADE

vc repórter: deslizamentos após chuva matam 11 pessoas na BA

Alagamentos, desabamentos de imóveis e deslizamentos de terra estão entre as ocorrências registradas na capital baiana

27 abr 2015 - 10h05
(atualizado em 28/4/2015 às 07h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Deslizamento de terra na comunidade Barro Branco deixou seis mortos nesta segunda-feira
Deslizamento de terra na comunidade Barro Branco deixou seis mortos nesta segunda-feira
Foto: Romildo de Jesus / Futura Press

Uma forte chuva provocou grandes transtornos na cidade de Salvador nesta segunda-feira (27). A prefeitura da capital baiana confirmou que dois deslizamentos de terra mataram 11 pessoas na cidade. Seis das vítimas foram soterradas após o desabamento de imóveis na avenida General San Martin, na comunidade de Barro Branco, e as outras cinco, no bairro de Bom Juá, na comunidade de Marotinho. Segundo a administração municipal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 12 chamadas e, no total, foram contabilizadas 21 vítimas, incluindo os 11 óbitos. 

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a região de San Martin - onde ocorreu um dos deslizamentos - registrou 198 mm de chuva, o maior volume pluviométrico registrado na cidade. A previsão para todo o mês de abril no local era de 309 mm, ou seja, em apenas 24 horas choveu quase 200 mm, número muito acima do esperado.

Siga o vc repórter no Twitter

Até as 18h43, a Codesal recebeu 241 ocorrências. Entre elas, foram registrados um alagamento de área, 27 alagamentos de imóvel, 25 ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, 10 ameaças de deslizamento de terra, uma ameaça de queda de árvore, uma árvore caída, oito desabamentos de imóvel, 12 desabamentos de muro, 12 desabamentos parciais, 137 deslizamentos de terra, duas infiltrações, uma orientação técnica e três pistas rompidas. Os bairros com maior número de chamados foram São Marcos, Tancredo Neves, Fazenda Grande do Retiro, São Caetano, Pirajá e Sussuarana.

Temporal provocou transtornos no bairro Bonocô
Temporal provocou transtornos no bairro Bonocô
Foto: Almiro Neves da Silva / vc repórter

No início do dia, a prefeitura enviou cerca de 500 servidores às ruas da cidade para ajudar a resolver problemas ocasionados pela chuva, com apoio do Corpo de Bombeiros. O órgão afirmou que priorizou o atendimento às ocorrências que ofereciam riscos à vida das pessoas. 

Devido à situação, as aulas de hoje foram suspensas em parte das escolas municipais de Salvador. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) alegou que o objetivo é “garantir a segurança dos estudantes, já que os transtornos na cidade são grandes e existem relatos de arrastões e manifestações”. O órgão municipal esclareceu que, apesar da suspensão das aulas, os alunos que foram para as escolas ficaram mantidos dentro das unidades de ensino.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) emitiu um alerta por volta das 11h30 para que a população evitasse a Estação Pirajá e a Rótula do Abacaxi; a rua Artêmio Valente (próximo ao Barradão); as avenidas Paralela (sentido centro), Bonocô (nos dois sentidos), ACM, Tancredo Neves (próximo à Madeireira Brotas), Régis Pacheco, Oscar Pontes, Barros Reis, Sete Portas e os bairros Jardim Cruzeiro e Calçada. O órgão informou que havia pontos de alagamento nos locais e que as equipes trabalhavam com todo o seu efetivo para monitorar o tráfego e amenizar os problemas causados pela chuva.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado na capital baiana, hoje, com pancadas de chuva. A temperatura deve variar entre 23°C a 28°C. Para esta terça-feira (28), a previsão se mantém, com mínima de 22°C e máxima de 27°C.

Os leitores Almiro Neves da Silva, Geo Reis e Leandro Terra, de Salvador (BA), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade