PUBLICIDADE

Cidades

Forças Armadas ajudarão municípios de RR após chuvas

10 jun 2011 - 18h18
(atualizado às 18h48)
Compartilhar

Foi divulgado nesta sexta-feira que cerca de 430 homens do Exército estão prontos para ir a Roraima para prestar auxílio à população e ajudar a reparar os estragos provocados pelas chuvas que levaram o governo estadual a decretar, no último domingo, situação de calamidade pública. Parte do contingente é dos pelotões de fronteira existentes na região.

Imagem aérea mostra alagamento provocado pela chuva em Boa Vista
Imagem aérea mostra alagamento provocado pela chuva em Boa Vista
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Segundo o plano de trabalho, coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, grupos de 50 militares serão enviados às cidades de Uiramutã, Normandia, Bonfim, Pacaraima, Mucajaí, Baixo Rio Branco e à capital, Boa Vista. Já para o município de Caracaraí, um dos mais atingidos pelas águas e que teve 80% de sua área alagada, serão enviados, inicialmente, 80 oficiais.

De acordo com o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Franklimberg Ribeiro, o Exército também colocou quatro lanchas para transportar moradores de áreas alagadas. Isso porque alguns donos de lanchas estavam cobrando até R$ 15 por pessoa para fazer a travessia.

A Marinha colocou à disposição da Secretaria Nacional dois navios, um para fazer assistência hospitalar e outro para patrulhamento, para as comunidades isoladas. As embarcações partiram de Manaus, na quarta-feira, e, inicialmente, deverão ficar em Caracaraí. Outras duas lanchas também serão usadas para reforçar a segurança da navegação.

A Aeronáutica, por sua vez, vai transportar de Manaus para Boa Vista as cestas básicas fornecidas pelo Ministério da Integração e que serão distribuídas conforme os critérios e a logística definida pela Coordenadoria Estadual de Defesa de Roraima. Uma aeronave C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), transportando 10 t de alimentos, decolou esta tarde de Manuas para Boa Vista.

A Secretaria Nacional ainda tenta obter dois helicópteros com o Exército para transportar os alimentos de Boa Vista para as cidades roraimenses que estão isoladas.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade