PUBLICIDADE

Cidades

Força Nacional será enviada a BA para conter conflitos com índios

17 ago 2013 - 16h08
(atualizado às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Tropas da Força Nacional de Segurança estão previstas para chegar no domingo a cidade de Buerarema, no sul da Bahia, onde se intensificaram nos últimos dias os conflitos entre índios tupinambá e fazendeiros, por conta da invasão de 25 propriedades rurais que estariam em áreas indígenas.

A situação mais tensa ocorreu na sexta-feira, quando, durante protesto de fazendeiros na BR-101, a loja da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) foi saqueada pelos manifestantes, que também atearam fogo em três veículos da Secretaria Especial de Saúde Indígena, ligada ao Ministério da Saúde.

Na quinta-feira, dois índios foram baleados numa estrada vicinal quando voltavam da escola, à noite. Eles estão no Hospital de Base, em Itabuna, e não correm risco de morte. Fazendeiros relataram que numa das invasões, índios atiraram coquetéis molotov na mercearia de uma fazenda - não houve feridos.

O Governo da Bahia anunciou que, além das tropas da Força Nacional, também será reforçado o contingente de policiais militares e da Polícia Federal (PF) na região de Buerarema. A quantidade de policiais que serão enviados não foi informada. Fazendeiros e índios trocam acusações sobre porte de armas.

O cacique Val Tupinambá afirmou que o objetivo das invasões é pressionar o governo federal a publicar a demarcação de 47,3 mil hectares que eles dizem ser área indígena. A área abrange terras dos municípios de Buerarema, Ilhéus e Una. Dentro da área estão cerca de 600 fazendas.

A estimativa é que ao menos 300 índios estejam nas invasões. “Queremos que eles saiam logo da nossa terra e desejamos que o governo também faça a sua parte. Vamos continuar as invasões até que nossa área seja demarcada e os fazendeiros se retirem”, declarou o cacique.

Os índios vêm intensificando as invasões desde o início do ano. Segundo Val Tupinabá, já são mais de 80 propriedades ocupadas, numa ação que eles chamam de “retomada”. O Terra tentou falar com o chefe da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Ilhéus, Nícolas Melgaço, mas, até o momento da publicação desta matéria, não conseguiu contato com o representante do órgão.

Um dos fazendeiros que estão com a propriedade ocupada é Paulo César Oliveira Pereira. Segundo ele, a tendência é a que a tensão na região aumenta. “É muito grave o que está acontecendo. Os índios estão botando todo mundo para correr”, afirmou.

Muitos fazendeiros já estão tirando o gado das propriedades. Eles se queixam da falta de cumprimento das reintegrações de posse emitidas pela Justiça e já em posse da PF para serem cumpridas. Segundo os fazendeiros, são cerca de 20 mandados de reintegração já emitidos - a PF confirmou ao menos 10.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade