3 eventos ao vivo

Fogo em turbina faz avião da Azul retornar a aeroporto em SP

22 set 2011
15h18
CHICO SIQUEIRA
Direto de Araçatuba

Um avião da Azul Linhas Aéreas com 54 passageiros retornou na manhã desta quinta-feira ao aeroporto professor Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto, a 440 km de São Paulo, depois que uma das turbinas apresentou problemas, soltando fogo e faíscas. O aparelho, um turbo-hélice ATR 72/200, fez o retorno 12 minutos após descolar, às 6h11, sem deixar feridos. A aeronave foi recolhida e passava por avaliação mecânica.

De acordo com a empresa, um objeto não-identificado foi absorvido por uma das turbinas no momento da decolagem e, por medida de precaução, o comandante decidiu retornar ao ponto de partida. O voo 4311 iria para Campinas.

Passageiros disseram que a turbina esquerda do aparelho, próximo à asa, soltou fogo e em seguida, faíscas. O comandante, então, anunciou o retorno.

Em nota, a Azul Linhas Aéreas disse que, apesar disso, o aparelho não apresentou perda de potência do motor, "entretanto, por uma questão de segurança, o comandante resolveu retornar ao ponto de origem para uma verificação completa dos possíveis danos ao turboélice", diz a nota.

Segundo a nota, os passageiros embarcaram em outro voo, que deixou o aeroporto de Rio Preto três horas depois. "Os 54 clientes do voo foram acomodados em outro jato, que deixou o aeroporto às 10h15", informou a empresa.

A assessoria de imprensa da Azul informou que os passageiros embarcaram num jato Embraer-195, disponibilizado pela companhia, uma vez que o voo das 10h15 seria feito como o mesmo aparelho que apresentou problemas. Segundo a assessoria, 118 pessoas embarcaram no jato da Embraer com destino a Campinas - outras duas pessoas desistiram da viagem porque perderam a conexão prevista com outros voos em São Paulo.

Fonte: Especial para Terra

compartilhe

publicidade