PUBLICIDADE

Florianópolis registra geada no segundo dia mais gelado do ano

5 jul 2011 - 10h05
(atualizado às 11h13)
Compartilhar
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A terça-feira amanheceu ainda mais gelada em Santa Catarina e as temperaturas chegaram a beirar os sete graus negativos na região serrana. A geada foi registrada em praticamente todo o Estado, incluindo na capital Florianópolis, onde a manhã foi a segunda mais gelada de 2011.

Saiba como se mede a sensação térmica

Em todos os 293 municípios do Estado a temperatura mínima foi inferior aos 5ºC. De acordo com o levantamento do Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram) em Urupema foi registrada a temperatura mais baixa: -6,9ºC. Na segunda-feira, os termômetros na cidade sequer haviam passado dos dois graus. Uma forte geada deixou campos e telhados cobertos de gelo em toda a região. São Joaquim e Urubici também registraram temperaturas negativas.

A geada também foi registrada em Florianópolis, onde a maior parte da madrugada os termômetros oscilaram entre os 4 e 4,5 graus. Por volta das 7h, a temperatura caiu ainda mais e chegou as 3,7ºC. Foi o segundo dia mais frio do ano, perdendo apenas para a terça-feira da semana passada, quando o frio na capital catarinense chegou a 2,7ºC.

Na região sul da ilha, vários campos ainda continham uma leve camada de gelo pela manhã. Na região dos bairros da Tapera e Ribeirão da Ilha a ocorrência da rara geada chamou a atenção de muitos curiosos e trouxe um cenário diferente ao litoral.

A auxiliar de serviços gerais Alessandra Marcos Oliveira, que aguardava um ônibus para ir ao trabalho no início da manhã, afirmou que gostava de dias mais frios. "Só que esta semana está muito exagerado. Se hoje estivesse ventando eu não sairia de casa", disse.

A previsão indica que a massa de ar polar que atua sobre o Sul do Brasil deve deixar as temperaturas muito baixas durante todo o dia também na manhã desta quarta-feira.

As temperaturas chegaram a beirar os sete graus negativos na região serrana de SC
As temperaturas chegaram a beirar os sete graus negativos na região serrana de SC
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade