PUBLICIDADE

Cidades

Florianópolis registra 8 dias consecutivos com mais de 32ºC

15 jan 2015 - 17h52
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Turistas aproveitaram os dias quentes at&iacute;picos para se refrescar nas praias</p>
Turistas aproveitaram os dias quentes atípicos para se refrescar nas praias
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

A onda de calor que atinge Santa Catarina desde o início do ano vem fazendo a alegria dos turistas e fazendo com que os termômetros tenham alcançado a marca dos 30 graus em praticamente todos os dias de 2015.

Em Florianópolis, segundo dados divulgados na tarde desta quinta-feira (15) pelo Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (CIRAM), foram oito dias consecutivos com temperaturas acima dos 32ºC, o que é um fato inédito. “Na estação meteorológica de Florianópolis foram registrados 8 dias consecutivos de temperatura máxima acima de 32ºC, o que não havia acontecido no mês de janeiro desde que se iniciaram as medições desta estação meteorológica em 1995”, informou o meteorologista Erikson de Oliveira.

A segunda, dia 12, foi o dia mais quente do ano até o momento, chegando aos 40,4ºC em Corupá, 38,9ºC em Criciúma e 36,9ºC na capital e 38,1ºC em Itajaí.

O tempo neste início de ano virou “meme” na internet, vem lotando praias e, principalmente, preocupando as autoridades catarinenses. Além do calorão, as pancadas de chuva típicas da estação, ou seja, acompanhadas de vento e muitos raios, vem causando problemas como destelhamentos e alagamentos. A passagem da frente fria nos finais de tarde trouxe também a condição de rajadas de vento fortes, chegando a 80.6 km/h em Lages e 84.2 km/h em Joaçaba.

Os eventos extremos de temperatura estão, segundo Oliveira, associados à persistência de dois sistemas meteorológicos que influenciaram as condições atmosféricas: um sistema de alta pressão, responsável pela menor incidência de chuvas e um chamado sistema de baixa pressão estacionário, que favoreceu o transporte de umidade e calor vindos do norte do País, e estabelecendo uma massa de ar quente e úmida que persistiu na região. 

Nesta quinta-feira, o sol apareceu mais uma vez e os banhistas lotaram algumas das principais praias. Com os termômetros de rua marcando 40 graus em Florianópolis por volta do meio dia, a saída foi permanecer no mar para tentar amenizar o calor. Muitos tem preferido curtir praia nos finais de tarde para fugir dos níveis críticos de raios UV. 

“No final da tarde parece que o calor está menos desagradável”, brinca Joelma Santos Billarzini, 28 anos, moradora de Diadema (SP) e que está passando férias na casa de uma prima em Florianópolis. “Estamos optando por vir a praia pela manhã ou então no começo da noite. Passar a tarde da praia é loucura, é pedir para passar mal”.

O CIRAM informa que, a exemplo do que vem ocorrendo em todo o ano de 2015, as temperaturas devem continuar elevadas nos próximos dias e com períodos marcados por fortes temporais.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade