PUBLICIDADE

Cidades

Florianópolis e Curitiba vivem tarde mais fria do ano

4 ago 2010 - 16h42
(atualizado às 16h49)
Compartilhar

A tarde desta quarta-feira foi a mais fria do ano em Curitiba (PR) e em Florianópolis (SC), informou a Climatempo. O frio intenso foi sentido desde cedo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima na capital paranaense foi de 6,8ºC, enquanto a mínima foi de 5,1ºC.

Segundo internauta, nevou por pelo menos uma hora na cidade de São José dos Ausentes, no RS, por volta das 13h15
Segundo internauta, nevou por pelo menos uma hora na cidade de São José dos Ausentes, no RS, por volta das 13h15
Foto: Camila AndrighettiCarvalho / vc repórter

Os termômetros do aeroporto internacional Afonso Pena oscilaram entre 4ºC e 5ºC até as 16 horas. Para o Sistema de acompanhamento meteorológico do Paraná (Simepar), a tarde de hoje pode ser considerada a mais fria dos últimos 10 anos. No Estado, a temperatura só ultrapassou os 10ºC no extremo norte e no litoral.

Em Florianópolis, às 15 horas, os termômetros marcavam 10,4ºC, enquanto a mínima foi de 8,4ºC. Por volta das 11 horas, o aeroporto Hercílio Luz registrava 11º, com ventos de 43 km/h e sensação térmica de 0ºC, com chuva.

Chuva, céu nublado, vento e a presença do ar gelado de uma massa polar extremamente forte fizeram os termômetros baixarem cada dia um pouco mais, desde o início da semana, em todo o Sul do Brasil. A queda de neve desta quarta-feira foi não só mais intensa, mas também ocorreu numa quantidade de cidades muito maior do que ontem.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, nevou forte na tarde de hoje em Lagoa Vermelha, na serra gaúcha. A queda de neve foi observada em locais até pouco acostumados ao fenômeno como Horizontina e Três de Maio, no noroeste gaúcho. Nevou e várias cidades serranas e de planalto do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em Urubici, a temperatura mínima hoje foi de 5ºC abaixo de zero, sendo a menor registrada na Região Sul.

As condições meteorológicas ainda são favoráveis para a queda de neve na madrugada desta quinta-feira, porém não com a intensidade dos últimos dois dias. A partir de sexta-feira, a temperatura começa a subir no Sul do Brasil, com o afastamento do ar polar intenso. Mas isto não significa calor. O ar se aquece devagar e a sensação de frio vai diminuir bastante com a presença do sol. Mas a noite e o começo da manhã ainda serão gelados em todo o Sul do Brasil até o domingo. Entre a sexta-feira e o domingo, os três Estados devem registrar muita geada ao amanhecer.

Porto Alegre teve a 2ª madrugada mais fria do ano

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o amanhecer desta quarta-feira foi o segundo mais frio de 2010 em Porto Alegre. A temperatura mínima foi de 2,7ºC. A menor temperatura deste ano na capital gaúcha foi de 2,4ºC, no dia 15 de julho.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade