PUBLICIDADE

Cidades

Feridos em acidente passam de 50; bonde só poderia levar 32

27 ago 2011 - 20h10
(atualizado às 23h59)
Compartilhar
Luís Bulcão
Direto do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro elevou para 57 o número de feridos no acidente com um bonde em Santa Teresa, na zona sul da capital fluminense, em boletim divulgado na noite deste sábado. O número confirma a hipótese de superlotação da composição, que tem capacidade para 32 pessoas. "É claro que teve uma grande colaboração no acidente", disse o comandante dos Bombeiros, coronel Sérgio Simões. Cinco pessoas morreram no acidente.

Bonde perdeu o controle e tombou deixando mortos e feridos
Bonde perdeu o controle e tombou deixando mortos e feridos
Foto: Felipe O''Neill / O Dia

Inicialmente, a informação era de que cerca de 30 pessoas haviam ficado feridas no acidente. Mais tarde, o Corpo de Bombeiros informou que um resgate realizado pela Polícia Militar não havia sido contabilizado, elevando o número de feridos.

O bonde fazia o trajeto Lapa-Santa Teresa, na zona sul do Rio de Janeiro. Informações preliminares apontam que a composição teria perdido o controle e batido em dois postes antes de tombar. Quatro das cinco vítimas morreram logo após o tombamento e uma delas, a caminho do hospital. Uma das vítimas é o condutor do bonde.

O secretário estadual de Transporte, Julio Lopes, foi vaiado ao chegar no local do acidente. Ele disse que há informações de que o bonde estaria superlotado. "A questão da superlotação e do uso inadequado é algo que nos preocupa muito e temos informações preliminares de que o bonde estava muito cheio", afirmou.

"Esse bonde número 10 é antigo e não havia sido submetido à reforma. Não é da mesma geração daquele que se acidentou recentemente", disse o secretário se referindo ao acidente ocorrido em junho deste ano, quando um turista francês morreu ao cair do bondinho. Charles Damien Pierson, 24 anos, estava com uma alemã que havia conhecido na noite anterior e caiu de uma altura de 15 m dos Arcos da Lapa.

O secretário admitiu após o acidente que existe uma série de problemas no sistema. "Já vínhamos nos preocupando com o funcionamento do bonde. Precisamos reordenar o uso, há uma série de problemas no sistema."

O comandante do Corpo de Bombeiros e secretário de Defesa Civil, Sérgio Simões, disse que o atendimento realizado pelo Corpo de Bombeiros do bairro foi rápido, e o maior problema (feridos mais graves) estava na lateral direita do bonde, lado para o qual tombou. Ele afirmou ainda que ninguém ficou preso nas ferragens e os corpos retirados com facilidade.

Com informações da Reuters.

Veja onde ocorreu o acidente com o bonde:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade