PUBLICIDADE

Feriado de Páscoa começa com chuva em quase todo o País

1 abr 2010 - 06h28
Compartilhar

O feriado da Semana Santa que, para muitos, inicia na quinta-feira, e se estende até o domingo de Páscoa, terá tempo chuvoso em quase todo o País. A frente fria que está no litoral entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo favorece a formação de muita instabilidade no interior do Brasil. Em grande parte do território, nuvens de chuva se formam por conta do tempo quente e úmido.

Nesta quinta-feira, segundo a Climatempo, o céu amanhece nublado e há risco de chuvas fortes na maior parte do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás. O sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove no sul de São Paulo, na capital paulista e na Baixada Santista. Nas demais áreas de São Paulo e no norte de Minas, o tempo fica instável, com sol entre muitas nuvens e várias pancadas de chuva. Durante o feriado, que se estende até o domingo (4) de Páscoa, o sol deve retornar ao Rio de Janeiro.

O ar seco predomina no Sul do Brasil e a temperatura sobe nesta quinta-feira. Há possibilidade de nevoeiro ao amanhecer na Grande Curitiba, Vale do Itajaí, áreas serranas e em Porto Alegre. No Norte e no Nordeste, pancadas de chuva intercalam com períodos de melhoria e aberturas de sol entre nuvens. No centro-norte de Roraima, o sol aparece com força e não há previsão de chuva. No sertão da Bahia, de Alagoas, do Sergipe e de Pernambuco, o ar mais seco deixa o tempo firme e com muito sol. No sul da Bahia, o tempo fica chuvoso. Nas demais áreas da Região Nordeste, o sol aparece com força e chove de forma rápida.

Veja a previsão de tempo para todo o feriado de Páscoa por região:

Região Sul

O ar seco de origem polar predomina no Sul e o tempo fica firme nesta quinta-feira. Na sexta-feira, o sol fica forte e faz calor na maior parte do dia. No Paraná, ocorrem pancadas de chuva à tarde por conta do aquecimento. No centro-sul gaúcho, também pode chover à tarde por causa do calor e da aproximação da nova frente fria.

No sábado, o tempo começa a fechar no Rio Grande do Sul com risco de chuvas e ventos fortes. Em Santa Catarina e no Paraná, o sábado será de sol calor e pancadas de chuva à tarde. No domingo de Páscoa, o dia será de chuva e queda de temperaturas no Rio Grande do Sul, inclusive na capital, Porto Alegre. As cidades serranas estão sujeitas a fortes pancadas de chuva no domingo, assim como, Lages e Chapecó e toda região oeste, inclusive Foz do Iguaçu. Nas demais áreas e capitais de Santa Catarina e Paraná, sol entre nuvens e pancadas de chuva à tarde.

Região Sudeste

Uma frente fria está avançando para o Espírito Santo e fica parada no litoral capixaba até o sábado. Durante o feriado de Páscoa, as condições de chuva são altas por causa do ar quente e úmido que predomina sobre o Sudeste do Brasil. O tempo fica nublado com chuva no norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul e na Zona da Mata de Minas, no Vale do Rio Doce e no Espírito Santo, podendo chover forte. As demais áreas da Região têm uma quinta-feira de sol e muitas nuvens com pancadas de chuva. Na sexta-feira, o tempo fica chuvoso no Espírito Santo e no centro-norte de Minas Gerais. No Rio de Janeiro e no leste paulista, incluindo as praias e a capital, o sol aparece entre muitas nuvens, ainda com previsão de chuva.

No sábado, a previsão ainda é de chuva o dia todo no norte de Minas e do Espírito Santo. Faz sol em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Não há previsão de ventos e grandes ondas no Rio de Janeiro e nem em São Paulo. No leste paulista, onde estão as praias e a capital, apesar do céu com muitas nuvens o sol aparece e podem ocorrer pancadas de chuva por causa do calor. No domingo, o sol aparece em toda a Região Sudeste e só não chove no norte de Minas Gerais. Atenção nas estradas neste feriado de Páscoa, em alguns momentos as pancadas de chuva podem reduzir a visibilidade.

Região Nordeste

Na quinta-feira e na sexta-feira ainda vai predominar o tempo instável no litoral nordestino. O céu fica sempre com muita nebulosidade. As nuvens não escondem totalmente o sol, mas há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora. No sul da Bahia, o tempo fecha na sexta-feira, com céu nublado e chuvas ocasionais.

No fim de semana de Páscoa, as condições do tempo quase não mudam. O sol aparece um pouco mais forte nas praias, mas sempre junto de muitas nuvens e as pancadas de chuva ainda acontecem a qualquer hora do dia, inclusive no interior. Possibilidade de chuva mais forte no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Em Pernambuco onde ocorrem os festejos da encenação de Cristo a chuva ocorre de forma rápida sem atrapalhar a festa.

Região Centro-Oeste
O tempo úmido e quente predomina na Região Centro-Oeste o que facilita a ocorrência de chuva. Nesta quinta-feira, o tempo fica instável, com várias pancadas de chuva que intercalam com aberturas de sol entre muitas nuvens em Mato Grosso do Sul, no norte de Goiás e na maior parte de Mato Grosso. Nas outras áreas de Goiás, no Distrito Federal e no sudoeste de Mato Grosso, o céu fica nublado e chove a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte.

Durante todo o feriado, grandes áreas de nuvens carregadas vão se formar sobre a Região Centro-Oeste. Há risco de chuvas intensas, inclusive nas capitais de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal. Para Brasília, há expectativa de tempo instável com chuva e predomínio de céu nublado. No fim de semana as condições do tempo ainda ficam instáveis em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. O sol aparece sempre entre nuvens e as pancadas de chuva acontecem principalmente a partir da tarde. No domingo, Mato Grosso do Sul entra em alerta por causa da aproximação de uma frente fria. Há risco de temporal nas cidades que fazem fronteira com o Paraguai.

Região Norte
Na quinta-feira, no centro-norte de Roraima, o sol aparece com força e não há previsão de chuva. No Tocantins, o sol aparece e chove a partir da tarde. Nas demais áreas do Norte, acontecem pancadas de chuva a qualquer hora que intercalam com períodos de melhoria e aberturas de sol.

Para os próximos dias e durante o feriado de Páscoa o tempo quente e úmido favorece a formação de muita instabilidade em todos os estados do Norte do Brasil, por isso o céu fica sempre com muita nebulosidade. As nuvens não escondem totalmente o sol, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e podem ser fortes.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade