PUBLICIDADE

Feriado começa com temperaturas negativas no Sul do País

7 jun 2012 - 09h39
(atualizado em 8/6/2012 às 16h34)
Compartilhar

Fabrício Escandiuzzi
Roger Pereira

Sensação térmica em São Joaquim, na serra catarinense, variou entre -15ºC e -21°C
Sensação térmica em São Joaquim, na serra catarinense, variou entre -15ºC e -21°C
Foto: Anselmo Nacimento/Mural / Futura Press

O feriado de Corpus Christi começou gelado e com temperaturas negativas em cidades da região Sul do Brasil. Em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, os termômetros chegaram a marcar -5,5ºC no amanhecer, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foi a menor temperatura registrada este ano no País dentre os locais onde órgãos oficiais fazem o acompanhamento regular das condições meteorológicas. O recorde anterior era de -5,3ºC em Urupema, registrado pelo Epagri/Ciram, de Santa Catarina, em 13 de maio.

Saiba como se calcula a sensação térmica

As temperaturas muito baixas registradas nesta quinta-feira provocaram geada generalizada no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e na parte oeste e sul do Paraná. O frio ainda será intenso no Sul do Brasil até sábado. A partir do domingo, com o gradual afastamento da massa de ar polar, a temperatura entra em rápida elevação e a sensação de frio diminui.

Em Santa Catarina, os termômetros marcaram quase -3ºC na região serrana. Em São Joaquim, a temperatura era de -2,7ºC por volta das 7h desta quinta-feira. A sensação térmica na Serra, no entanto, variou entre -15ºC e -21°C em São Joaquim e Urupema, e chegou a -23°C no morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, segundo medições das estações meteorológicas automáticas monitoradas pela Epagri/Ciram e Inmet.

Além de São Joaquim, o frio intenso também trouxe temperaturas negativas e geada nas cidades de Urupema, Urubici, Painel, Lages, Bom Jardim da Serra, além de Tangará e Novo Horizonte, na região oeste. Em Florianópolis, os termômetros marcaram 11,3ºC no início da manhã. O vento de 20 km/h dava uma sensação de um dia ainda mais gelado.

Com o feriadão, as ruas da capital catarinense estavam praticamente desertas. O funcionário público Roberto Loth Alves, 38 anos, foi um dos corajosos a seguir até a praia do Campeche para observar se as tainhas apareceriam no litoral. "Só tainha mesmo para me tirar de casa neste frio. Nos dias de semana não tem como acompanhar a pesca", disse, sem perder o bom humor. "Andar de moto é a mesma coisa de estar de moto aquática em um lago cheio de gelo. Sou um homem de coragem."

De acordo com o Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram) o frio deve ser intenso nesta quinta-feira e, principalmente, na manhã de sexta. Não está descartada a quebra de recordes de temperaturas mínimas para o restante da semana devido à atuação da massa de ar polar que já chegou com força ao Rio Grande do Sul.

Manhã gelada também em Curitiba

Depois de três dias consecutivos de chuva, as temperaturas despencaram na região metropolitana de Curitiba nesta quinta-feira. A estação meteorológica do Instituto Tecnológico Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) registrou temperatura mínima de 8ºC nesta madrugada. A mínima prevista para hoje é de 6ºC durante a noite que antecipará o que deverá ser o dia mais frio do ano, na sexta-feira, quando a mínima prevista é de 3ºC, superando o recorde de 4,1ºC registrado em 1º de maio.

"Após a passagem da frente fria, chega ao Estado a massa de ar frio. O vento sopra com direção predominante de sul nas estações telemétricas, transportando o ar frio para as diversas regiões do Estado", disse o meteorologista do Simepar, Tarcízio Valentim da Costa, que explicou que, com o deslocamento das chuvas para o Estado de São Paulo, a diminuição da umidade permitirá a formação de geadas na próxima madrugada.

O frio atinge de forma ainda mais forte outras cidades paranaenses. Em Guarapuava, região central do estado, a temperatura chegou a 3ºC, enquanto em Palmas, no sul, a mínima registrada por volta das 5h foi de 0,8ºC, de acordo com o Simepar.

Especial para Terra

Colaborou com esta notícia o internauta Yuri Boff, de Caxias do Sul (RS), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade