0

Falta de luz atinge parte de São Paulo e complica trânsito

8 fev 2011
15h44
atualizado em 9/2/2011 às 14h59

Parte da cidade de São Paulo ficou sem energia elétrica na tarde desta terça-feira, atrapalhando o trânsito nas regiões atingidas. Segundo a Eletropaulo, companhia responsável pela prestação do serviço, o problema que gerou a queda, por volta das 15h15, foi na transmissão da eletricidade, que é feita pela Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP).

Com o semáforo desligado, cruzamento das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek ficou complicado
Com o semáforo desligado, cruzamento das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek ficou complicado
Foto: Flavio Zerillo / vc repórter

Segundo nota da CTEEP, às 15h11 um dos três transformadores de 345/88 kV na subestação Bandeirantes, localizada na região sul da capital paulista, apresentou falha, "o que levou à atuação de seu sistema de proteção e, como consequência, desligaram-se os outros dois transformadores".

A companhia afirmou ainda que colocou os outros dois transformadores em operação, às 15h21, para o restabelecimento de energia. Às 16h40, houve um novo desligamento de dois transformadores por sobrecarga. O funcionamento foi retomado cinco minutos depois.

As regiões atingidas foram avenida Paulista, Brigadeiro, 13 de Maio e imediações e parte da zona sul, como Vila Olímpia, Itaim Bibi, além de bairros na zona oeste, como Leopoldina, Perdizes e Pinheiros.

Segundo a CTEEP, a transmissão foi completamente reestabelecida por volta das 16h45. Desta forma, de acordo com a Eletropaulo, o fornecimento de energia foi normalizado automaticamente. Às 18h, não havia registro de pontos sem energia elétrica na capital paulista. A CTEEP analisa as causas do desligamento.

Transtornos
Como consequência da queda de eletricidade, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava no início da noite 17 semáforos apagados e 11 em amarelo intermitente, além de três pontos sem energia elétrica. Por volta das 20h15, 25 semáforos continuavam fora de funcionamento. A zona sul, uma das mais atingidas, chegou a apresentar 40 km de lentidão, enquanto, na zona oeste, o congestionamento chegou a 28 km, em decorrência do blecaute.

No Aeroporto de Congonhas, também houve falta de luz e o local ficou das 15h12 às 15h23 funcionando por meio de geradores de energia. A situação já foi normalizada.

A concessionária Ecovias informou que os 11 túneis da rodovia Imigrantes no sentido São Paulo ficaram às escuras das 17h às 17h55. Conforme a empresa, o motivo da falta de luz foi uma oscilação no fornecimento de energia, mas não há confirmação de que a ocorrência está relacionada com o problema na capital.

De acordo com a CTEEP, houve falta de luz também em Santos, no litoral paulista, mas a ocorrência não teve ligação, segundo a companhia, com a interrupção do serviço na capital paulista.

Em Guarulhos, houve falta de luz das 13h às 15h28 nos bairros Jardim Zaíra, Vila Santo Antonio, Jardim Bebedouro e parte do Parque Renato Maia, Jardim Tranquilidade, Vila São Rafael, Gopouva, Jardim Maria Helena e Vila Lanzara e parte da Vila Progresso, segundo a concessionária EDP Bandeirante. A empresa informou que a interrupção no serviço aconteceu devido a uma falha na rede elétrica e que não tem relação com o problema na capital paulista.

Apagão no Nordeste
Na madrugada de sexta-feira passado, faltou luz em sete Estados do Nordeste, devido a um defeito no componente eletrônico denominado cartela que acionou o sistema de proteção da linha de transmissão que liga as usinas de Luiz Gonzaga, em Jatobá (PE), à de Sobradinho (BA), às 0h08. Dessa maneira, ocorreu o apagão, segundo afirmou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), por meio de nota.

Em sequência, às 0h21, houve o desligamento em Luiz Gonzaga. Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará foram afetados com interrupção de energia. A luz foi restabelecida plenamente às 4h37. A recomposição das cargas começou às 1h10 em Fortaleza, 2h05 em Aracaju e Salvador, 2h15 em Recife, 2h25 em João Pessoa, 3h35 em Maceió e 4h10 em Natal.

Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Flavio Zerillo, Thiago Sobral e Paulo Colacino, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
publicidade