PUBLICIDADE

Fachada de prédio desaba em SP; pelo menos 1 morre

Desabamento ocorreu na avenida Liberdade, altura do número 700, no bairro Liberdade

28 fev 2013 - 19h02
(atualizado em 1/3/2013 às 08h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A fachada de um prédio desabou no fim da tarde desta quinta-feira na avenida Liberdade</p>
A fachada de um prédio desabou no fim da tarde desta quinta-feira na avenida Liberdade
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

A fachada de um prédio desabou no fim da tarde desta quinta-feira na avenida Liberdade, altura do número 700, no bairro Liberdade, em São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa foi encontrada sem vida em meio aos escombros.

Veja desabamentos que chocaram o Brasil

O local onde ocorreu o desabamento estava em obras - o terreno, de 7 mil metros quadrados, segundo a Defesa Civil, estava em fase de escavação. As equipes retiram os escombros do local com trator. A área foi desenergizada para a segurança dos bombeiros. 

A corporação trabalha na localização de outras possíveis vítimas. Dezenove viaturas do Corpo de Bombeiros atendem a ocorrência. A corporação montou uma tenda de suporte para os trabalhos de retirada dos escombros, que devem seguir pela madrugada.

De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Átila Gregório Pereira, a vítima que morreu era um homem de cerca de 50 anos. Ele já foi identificado, mas não teve o nome divulgado. 

Pereira informou que ninguém reclamou às autoridades o desaparecimento de outra possível vítima. "Tivemos a informação de que poderia haver mais vítimas no local, mas foi feita uma varredura com cães farejadores e nada foi encontrado, nem vestígios."

Segundo o tenente-coronel, as equipes trabalham com cuidado no local. "Apesar de ser um lugar plano, pode haver novo desabamento, mas a estrutura que restou já foi escorada", disse.

O estudante Alexandre Mercante Hage, 24 anos, que cursa Direito na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), localizada em frente ao prédio, presenciou o desabamento. "Havia cerca de 15 pessoas atravessando a rua, no fluxo normal da faculdade, quando houve um estrondo. Em seguida, outro ainda mais forte", disse.

Alexandre e mais 10 pessoas correram para retirar os escombros, pois segundo ele, tinham certeza de que havia vítimas. A obra era cercada por placas de metal - o que explicaria o segundo estrondo. "Tentamos ajudar, tirando pedaço de concreto, mas não vimos ninguém", afirmou.

Escoramento incorreto

O coordenador de Defesa Civil do Estado de São Paulo, Jair Paca de Lima, afirmou que a provável causa do desabamento foi o escoramento irregular da estrutura. "O que motivou é difícil fazer uma afirmação 100%. Uma das coisas que sabemos é que provavelmente o escoramento não foi correto. Se o escoramento tivesse sido perfeito e a estrutura não tivesse sofrido esta movimentação, provavelmente a obra não teria problemas", disse.

"Mas o que vai determinar realmente a causa vai ser a policia técnica científica, que tem toda uma metodologia para fazer esta análise", informou.

Lima confirmou que o prédio passava por reformas. "A reforma foi autorizada, mas a pessoa que vai efetuar essa reforma nem sempre segue os parâmetros de segurança ou os parâmetros determinados pela autorização. O que pode ter acontecido é que eles foram um pouco além daquilo que é permitido. Mas isso quem vai determinar será a análise dos documentos que autorizaram a reforma no local."

Segundo o coordenador da Defesa Civil, os estabelecimentos vizinhos - uma lanchonete e um estacionamento - não apresentam fissuras ou rachaduras, mas serão interditados preventivamente. "Vamos ver o que vai acontecer no decorrer do tempo. Amanhã, no decorrer do dia, faremos novas vistorias, ou até cessar algumas interdições", disse.

Trânsito bloqueado

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a avenida Liberdade está interditada por causa do desabamento. A empresa recomenda aos motoristas que evitem circular pela via, em ambos os sentidos, na altura da rua Condessa de São Joaquim.

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que cinco linhas de ônibus tiveram seus itinerários desviados em função do desabamento. Técnicos estão monitorando a operação do transporte público na região. Confira as linhas afetadas:

Sentido Bairro-Centro

407M-10 Vila Monumento – Vila Madalena

5290-10  Div. Diadema – Pça João Mendes

5290-51  Div. Diadema – Term. Amaral Gurgel

Desvio: normal até rua Paraíso, viaduto Paraíso, rua Bernadino de Campo, rua Treze de Maio, av. Brigadeiro Luís Antônio, pça. João Mendes, prosseguindo normal.

714C-10 Cohab Educandário – Lgo da Polvora

715M-10 Jd. Maria Luiza – Lgo da Polvora

Desvio: normal até av. Brigadeiro Luís Antônio, pça. João Mendes, av. Liberdade, rua da Glória, prosseguindo normal.

Sentido Centro-Bairro

407M-10 Vila Monumento – Vila Madalena

5290-10  Div. Diadema – Pça João Mendes

5290-51  Div. Diadema – Term. Amaral Gurgel

714C-10 Cohab Educandário – Lgo da Polvora

715M-10 Jd. Maria Luiza – Lgo da Polvora

Desvio: normal até o lgo. da Pólvora, av. Liberdade, prosseguindo normal.

Colaborou com esta notícia o internauta Antonio Carlos Aszuos, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade