PUBLICIDADE

Exército simula ocupar Sabesp em ação de "garantia da ordem"

Companhia diz que operação é "atividade regular", mas não responde se há temor de revolta por conta da crise da água

27 mai 2015 - 15h14
(atualizado às 20h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 100 militares do Exército brasileiro realizam nesta quarta-feira uma simulação de ocupação na sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em Pinheiros, na zona oeste da capital.

Cerca de 100 homens do Exército brasileiro ocupam a sede da Sabesp em Pinheiros
Cerca de 100 homens do Exército brasileiro ocupam a sede da Sabesp em Pinheiros
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press

Questionada se o exercício está relacionado a eventual necessidade de ocupação das instalações em um momento de revoltas populares devido à crise da água, a Sabesp não respondeu. Em nota, a companhia disse apenas que a operação é uma “atividade regular“.

Siga o Terra Notícias no Twitter

“O exercício faz parte de um simulado de segurança das instalações e tem como finalidade salvaguardar toda a área. Essa é atividade regular realizada pelo Exército em locais considerados de importância estratégica”, informou a Sabesp. Questionada, a companhia também não respondeu se já recebeu esse tipo de operação antes.

De acordo com o Comando Militar do Sudeste, o objetivo do exercício, batizado de “Anhanguera”, é o “adestramento em operações de garantia da lei e da ordem”. “O exercício em questão visa capacitar a tropa na proteção de infraestruturas estratégicas, tais como: torres de telecomunicações, subestações de abastecimento de água e de energia elétrica”, diz a nota enviada à imprensa.

O Exército informou ainda que a simulação faz parte do “planejamento normal do ano de instrução” e está prevista no “Programa de Instrução Militar do Exército Brasileiro”.

Simulação de ocupação deve ser encerrada às 19h desta quarta-feira
Simulação de ocupação deve ser encerrada às 19h desta quarta-feira
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade