PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Europa relata confronto no Rio de Janeiro: "medo e violência no Maracanã"

17 jun 2013 - 09h45
(atualizado às 10h08)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Repressão truculenta da polícia foi destacada na imprensa europeia</p>
Repressão truculenta da polícia foi destacada na imprensa europeia
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Além dos jornais espanhóis Marca e As, outras publicações do mundo ainda repercutem a violenta repressão policial contra manifestantes, na região do Maracanã. no último domingo, antes e durante o duelo entre México e Itália pela Copa das Confederações. Periódicos da própria Espanha e também do Reino Unido deram espaço para o confronto fora de campo.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Imagens exclusivas mostram ataque da tropa de choque; veja:

No site da rede de televisão britânica BBC, o uso de balas de borracha e gás lacrimogêneo contra centenas de pessoas a poucos minutos do início da partida entre as seleções foi destacado. O periódico lembra que a ação foi bastante similar às cenas vistas em Brasília, na abertura do torneio.

Além disso, a liberação do vinagre nos protestos pela prefeitura de São Paulo também é citada. A BBC ainda convida as pessoas que estão em Brasília ou Rio de Janeiro  e que presenciaram ou participaram dos protestos a enviarem comentários e fotos para a publicação.

Ainda no Reino Unido, o The Independent usou o relato da partida para dar espaço à violência nas proximidades do Maracanã. Por sua vez, o espanhol El País, que dedica extensa cobertura aos protestos no Brasil, disse que a confusão levou "medo e violência no Maracanã".

O jornal vai além: "três mil manifestantes, em sua grande maioria jovens, foram reprimidos com violência pela força de choque da Polícia Militar quando ainda jogavam Espanha e Uruguai no Maracanã". A publicação ainda destacou alguns dos gritos dos manifestantes: "sem violência" e "preferimos educação e saúde à Copa". As famílias e os turistas atingidao pela violência da polícia no Parque Boa Vista também são lembrados.

Veja 70 fotos exclusivas do protesto no Maracanã:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade