PUBLICIDADE

Europa organiza protestos em apoio às ciclovias de São Paulo

Atos serão realizados na Inglaterra, Itália e Alemanha

25 mar 2015 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Logotipo criado para convocar ciclistas de todo o mundo a protestar em favor das ciclovias de S&atilde;o Paulo</p>
Logotipo criado para convocar ciclistas de todo o mundo a protestar em favor das ciclovias de São Paulo
Foto: Eco Desenvolvimento

Ciclistas de diversos países se mobilizam para protestar a favor das ciclovias na cidade de São Paulo, cuja implantação está ameaçada por uma decisão judicial. Em Londres, um grupo começou a se organizar pelo Facebook. O internauta que convocou a passeata estimulou os interessados a usarem bandeiras do Brasil ou roupas nas cores da bandeira nacional durante a manifestação.

O evento, organizado pela Critical Mass London, está agendado para às 18h, no horário local, com saída prevista para as 19h de perto da Ponte Waterloo, segundo informou nesta quarta-feira o Estadão.

A cidade italiana de Palermo também terá um ato em solidariedade aos ciclistas paulistanos. Lá, o evento ocorrerá às 16h de sábado, com saída da Praça Politeama. Na página do ato no Facebook, mais de 200 pessoas já confirmaram presença.

No Brasil, a ação foi criticada por várias entidades relacionadas à segurança no trânsito e também por ciclistas, que consideram a postura do Ministério Público Estadual (MPE) um retrocesso na política de mobilidade urbana.

“Na semana passada, uma representação do Ministério Público travou a construção (de ciclovias) com a desculpa de que faltaram estudos prévios”, diz o texto convocando a passeata. “É fácil entender o que está realmente acontecendo.”

Em Munique, na Alemanha, a quantidade de ciclistas que comparecerão ao evento, marcado para as 20h de sexta-feira, é ainda maior: mais de 700 já confirmaram sua participação pela página da Critical Mass München na rede social.

“Querem proteger o uso do carro, que move enormes quantias de dinheiro” em São Paulo, diz o texto que convoca o ato, no Facebook.

Decisão judicial

A decisão do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Luiz Fernando Rodrigues Gerra, tomada na última quinta-feira, impede que a Prefeitura de São Paulo continue construindo ciclovias na cidade. A medida foi anunciada após uma ação movida pela promotora de Habitação e Urbanismo Camila Mansour Magalhães da Silveira, que alega que teria faltado planejamento para a instalação das ciclovias.

Silveira foi acusada por Daniel Guth, diretor da Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), de ser favorável a uma política rodoviarista, que ignora outros meios de deslocamento que não os carros. “A senhora questiona a importância da bicicleta na cidade, a senhora advoga em favor do carro inúmeras vezes, dizendo que é o veículo que mais movimenta a economia.”

Protesto em SP

Na capital paulista, o protesto está agendado para as 18h desta sexta-feira, na Praça do Ciclista, que fica na Avenida Paulista, perto da Rua da Consolação.

Até agora, mais de 6 mil pessoas já confirmaram presença na página do evento no Facebook, que traz o seguinte texto: “Venha com sua bicicleta, skate, patins, correndo ou qualquer outra forma não poluente de locomoção. Traga faixas, cartazes, venha com alegria reivindicar uma vida mais segura e saudável nas cidades brasileiras”.

Fonte: Eco Desenvolvimento Eco Desenvolvimento
Compartilhar
Publicidade
Publicidade