PUBLICIDADE

Cidades

EUA: número de focos de incêndio dobra no Brasil em 2010

27 jul 2010 - 12h26
(atualizado às 14h49)
Compartilhar

Um relatório do NOAA, órgão oficial de Meteorologia dos Estados Unidos, encontrou 6.540 focos de incêndio espalhados pelo Brasil até julho de 2010. Através de fotos de satélite, o NOAA concluiu que o risco de fogo dobrou em território brasileiro em comparação com o mesmo período de 2009.

O Estado de Mato Grosso apresentou o maior índice de incêndios. Apenas entre às 21h de segunda e a madrugada desta terça foram detectados 1.100 focos. Os outros Estados sob risco são o Tocantins, com 325 focos e São Paulo, com 279 pontos em chamas.

De acordo com a Climatempo, uma das explicações para esse aumento excepcional está no tempo muito mais seco que vem sendo observado por quase todo o País em julho de 2010. A vegetação ressecada se incendeia com facilidade e, com alguns locais não apresentando precipitação por até três meses, o fogo se espalha com rapidez.

A previsão da Climatempo é de que o risco de incêndios continue alto até 10 de agosto. Quase todas as áreas que estão queimando agora continuarão sem chuvas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade