PUBLICIDADE

Cidades

Estado de atenção é decretado em SP por baixas temperaturas

6 jul 2011 - 19h49
(atualizado às 20h10)
Compartilhar

A Defesa Civil de São Paulo informou na noite desta quarta-feira que as regiões de Santo Amaro e Parelheiros entraram em estado de atenção por causa da temperatura, inferior a 13ºC. A partir do decreto, agentes da Assistência Social, Guarda Civil Metropolitana, Saúde e Infraestrutura Urbana são acionados e oferecem encaminhamento às pessoas em situação de risco nas ruas.

Após decreto de alerta, agentes são acionados para encaminhar moradores de rua a abrigos de São Paulo
Após decreto de alerta, agentes são acionados para encaminhar moradores de rua a abrigos de São Paulo
Foto: Léo Pinheiro / Terra

Saiba como se mede a sensação térmica

Os índices de umidade relativa oscilavam em torno dos 90% às 19h de hoje. As condições do tempo não devem se alterar e a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) é que ocorra o declínio lento e gradual das temperaturas nos bairros mais extremos da cidade de São Paulo.

Amanhã, segundo o CGE, o dia deve permanecer com céu nublado e sem previsão de chuvas significativas. A mudança na direção dos ventos traz umidade do oceano e aumento de nebulosidade na faixa leste do Estado de São Paulo, inibindo a elevação das temperaturas, que não devem passar dos 18ºC. A partir da sexta-feira, a quantidade de nuvens diminui e o frio volta a aumentar, com temperaturas em torno dos 7ºC ao amanhecer.

A exemplo dos últimos dias, o frio foi intenso também no Sul do País. Em Santa Catarina, geada e temperaturas negativas foram registradas. Em São Joaquim, cidade localizada a cerca de 190 km de Florianópolis, os termômetros marcaram -5,2°C, a menor temperatura do Estado.

A capital gaúcha Porto Alegre igualou, na manhã de hoje, o recorde de frio em 2011, registrado na terça-feira: 2,1°C. A medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou uma mínima de 1,9ºC, mas, para a contabilização de recordes, a Climatempo adota os valores registrados na estação meteorológica convencional. O aeroporto Salgado Filho registrou 0º entre as 6h e 7h.

O frio que baixou os termômetros e trouxe fortes geadas às regiões Sul e Sudeste deve durar até quinta-feira, quando a massa polar responsável começa a se deslocar para o oceano. A previsão é do Inmet.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade