publicidade
01 de dezembro de 2012 • 16h17

ES: chuva tira pessoas de casa e deixa cidade em emergência

Fortes chuvas provocaram estragos no município de Alfredo Chaves (ES)
Foto: Prefeitura de Alfredo Chaves / Divulgação
 

A assessoria de imprensa da prefeitura de Alfredo Chaves (ES) informou neste sábado que o município decretou situação de emergência. Ontem, fortes chuvas atingiram, principalmente, a zona urbana e deixaram cerca de 30 famílias desabrigadas e aproximadamente 100 pessoas desalojadas, segundo a secretaria de Assistência Social. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.

"O estrago foi muito grande. O município está todo destruído. Há famílias que perderam tudo e a situação é desesperadora", afirmou a secretaria de Assistência Social, Jacirley de Almeida Silva. De acordo com ela, os órgãos da prefeitura, como as secretarias de Saúde e Educação, além de pronto-atendimento e creches, também foram afetados. "A prefeitura está funcionando hoje e amanhã em força-tarefa e estamos aceitando donativos, inclusive água e alimentos. Toda ajuda é benvinda", ressaltou.

Jacirley disse ainda que as adutoras do município também foram afetadas e há falta de água. Os donativos podem ser entregues no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no bairro Cajá.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), houve acumulados superiores a 260 mm registrados ontem em algumas cidades da faixa leste da região Sul do Estado.

Deslizamentos
A ponte Canela, que liga a cidade de Alfredo Chaves a Anchieta, precisou ser interditada, mas já foi liberada parcialmente depois de reparos emergenciais. Segundo a assessoria do governo estadual, foram registrados mais de 100 pontos de deslizamentos ao longo da rodovia ES-146. O local está sendo monitorado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e homens e máquinas operam para remover a terra da pista e garantir o tráfego de veículos de pequeno porte.

O DER alerta para o risco de novos desmoronamentos e orienta para que os motoristas evitem transitar pela rodovia enquanto as chuvas não derem trégua.

Visita do governador
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), esteve hoje no município. Ao lado do prefeito Fernando Lafayette (PSB), ele percorreu os principais locais atingidos pelas chuvas.

Terra