PUBLICIDADE

ES: chuva tira pessoas de casa e deixa cidade em emergência

1 dez 2012 - 16h17
Compartilhar

A assessoria de imprensa da prefeitura de Alfredo Chaves (ES) informou neste sábado que o município decretou situação de emergência. Ontem, fortes chuvas atingiram, principalmente, a zona urbana e deixaram cerca de 30 famílias desabrigadas e aproximadamente 100 pessoas desalojadas, segundo a secretaria de Assistência Social. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.

Fortes chuvas provocaram estragos no município de Alfredo Chaves (ES)
Fortes chuvas provocaram estragos no município de Alfredo Chaves (ES)
Foto: Prefeitura de Alfredo Chaves / Divulgação

"O estrago foi muito grande. O município está todo destruído. Há famílias que perderam tudo e a situação é desesperadora", afirmou a secretaria de Assistência Social, Jacirley de Almeida Silva. De acordo com ela, os órgãos da prefeitura, como as secretarias de Saúde e Educação, além de pronto-atendimento e creches, também foram afetados. "A prefeitura está funcionando hoje e amanhã em força-tarefa e estamos aceitando donativos, inclusive água e alimentos. Toda ajuda é benvinda", ressaltou.

Jacirley disse ainda que as adutoras do município também foram afetadas e há falta de água. Os donativos podem ser entregues no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no bairro Cajá.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), houve acumulados superiores a 260 mm registrados ontem em algumas cidades da faixa leste da região Sul do Estado.

Deslizamentos

A ponte Canela, que liga a cidade de Alfredo Chaves a Anchieta, precisou ser interditada, mas já foi liberada parcialmente depois de reparos emergenciais. Segundo a assessoria do governo estadual, foram registrados mais de 100 pontos de deslizamentos ao longo da rodovia ES-146. O local está sendo monitorado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e homens e máquinas operam para remover a terra da pista e garantir o tráfego de veículos de pequeno porte.

O DER alerta para o risco de novos desmoronamentos e orienta para que os motoristas evitem transitar pela rodovia enquanto as chuvas não derem trégua.

Visita do governador

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), esteve hoje no município. Ao lado do prefeito Fernando Lafayette (PSB), ele percorreu os principais locais atingidos pelas chuvas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade