PUBLICIDADE

ES: chuva afeta 12 mil pessoas e deixa 2 cidades em emergência

4 jan 2012 - 15h59
(atualizado às 23h42)
Compartilhar
Eliana Gorritti
Direto de Vitória

A chuva forte que atinge o Espírito Santo aumenta a preocupação de quem vive em áreas de risco e em vários municípios de interiordo Estado, onde a situação é mais grave por conta do temporal. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira, o número de pessoas afetadas já chega a 12.135. São 23 os municípios capixabas que sofrem com os impactos das enchentes desde a virada doano. As cidades de Ibatiba e Domingos Martins decretaram situação de emergência.

O município de Itarana avalia os estragos causados pelo temporal
O município de Itarana avalia os estragos causados pelo temporal
Foto: Prefeitura de Itarana / Divulgação

De acordo com a Defesa Civil, 178 pessoas estão desabrigadas, 1.029 desalojadas e 12 feridas, sendo que 560 casas foram destruídas ou danificadas. As áreas dos municípios estão sendo vistoriadas e monitoradas para detectar áreas de risco.

Com a enchente do rio Jucu, plantações foram completamente destruídas em Domingos Martins. Nas estradas que dão acesso às comunidades rurais, muitas barreiras cederam. Produtores de café e morango da região foram prejudicados pelo temporal. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município, praticamente todos os produtores foram afetados pela forte chuva.

Em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, até o final da tarde desta quarta-feira, foram registradas quedas de três muros e de uma árvore. Houve também desmoronamento de uma casa no bairro Nossa Senhora de Fátima. A família se alojou na casa de parentes e recebe assistência da prefeitura. Parte de uma casa no bairro Sumaré também desmoronou,mas a Defesa Civil só poderá dar o parecer sobre a ocorrência na quinta-feira, dia em que será feita a vistoria, em conformidade com o retorno de viagem dos proprietários.

No distrito de Pacotuba, cerca de 70 casas foram invadidas pelaágua com a cheia do rio. Na noite desta quarta-feira, a situação havia sido normalizada, com todas as famílias afetadas de volta às suas casas.

Os riscos de alagamento, inundação e deslizamento em Vitória, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Viana, Cariacica e Serra são considerados altos. A Defesa Civil estadual afirmou que, nos primeiros dias do ano, houve um acúmulo superior à metade do valor registrado historicamente para janeiro. Na capital, já choveu 66% a mais do que o volume normalmente previsto para o mês, que é de 150 mm.

Amanhã, há possibilidade de chuva forte nas regiões sul, serrana, na Grande Vitória e no noroeste do Estado. Segundo a Defesa Civil, as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de ventos fortes, raios e granizo. O acompanhamento do nível dos rios está sendo feito. Em caso de perigo, será dado alerta para evacuação de áreas de risco.

Veja o mapa das enchentes no Sudeste

Clique nos pontos destacados no mapa e veja a situação de cada município afetado pela chuva:

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade