PUBLICIDADE

Cidades

Encontro Nacional de Ateus pretende debater preconceito religioso

Evento será realizado em 27 cidades brasileiras no próximo domingo. Público-alvo é formato por jovens entre 18 e 25 anos

15 fev 2013 - 16h08
(atualizado em 16/2/2013 às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Assim como outras 26 cidades brasileiras, São José do Rio Preto, localizada no interior de São Paulo, receberá neste domingo a segunda edição do Encontro Nacional de Ateus, evento que visa proporcionar a confraternização entre ateus e agnósticos e debater temas como educação, liberdade de expressão, preconceito, humanismo, homofobia e estado laico.

O evento pretende chamar a atenção da sociedade para os ateus e para as ideias que defendem. "Dizem que a única coisa em comum entre dois ateus é o fato de que ambos não acreditam em divindades. Isto não poderia ser mais coerente. Porém, com este encontro, unimos um grupo que parece estar isolado pelos mais diversos motivos e mostramos que os ateus são uma parcela significativa da sociedade, que tem voz e que quer ser ouvida", explica Luiz Ricardo Chiarini Duarte, organizador do evento em São José do Rio Preto.

O encontro terá início às 14h no Centro Integrado de Ciência e Cultura, localizado na avenida João Batista Vetorasso, 500, Distrito Industrial. A programação inclui palestras, debates e ações sociais, como arrecadação de alimentos e livros. O público-alvo são grupos de ateus e agnósticos, universitários e jovens em geral. A expectativa é de reunir 100 pessoas, com idade entre 18 e 25 anos. A ideia é que a partir do evento seja montado um grupo - interessado na discussão sobre a liberdade de expressão, direitos humanos e laicismo - que se reúna frequentemente.

"O humanismo secular e o livre pensar, junto com os direitos humanos básicos, estão sendo atacados diretamente por manipuladores religiosos e sua bancada evangélica que está opinando sobre temas baseados única e exclusivamente em seus interesses econômicos e políticos. Ao longo da história, vimos e vemos o perigo de um Estado não laico", protesta o organizador.

Não existe um número oficial sobre esta parcela da população, no entanto, os organizadores estimam que entre 13% e 17% dos rio-pretenses sejam ateus ou agnósticos. "Não existe uma quantificação exata, já que o próprio Censo se nega a incluir ateus em sua pesquisa, somos taxados de 'sem religião'. Isso é um erro, pois ser sem religião não o torna ateu. Existem pessoas que acreditam em deuses e seres mágicos e não têm religião", afirma.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade