PUBLICIDADE

Encalhe de baleia na BA é o 50° com jubartes no ano

10 set 2010 - 12h34
(atualizado em 11/9/2010 às 11h16)
Compartilhar
Hermano Freitas

Uma baleia Jubarte encalhada na praia de Mucuri, no litoral baiano, é o 50° caso envolvendo a espécie neste ano no litoral brasileiro. Segundo o coordenador de pesquisas do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, o animal de 15,7 m é um adulto, já estava morto e em avançado estado de decomposição. Ele foi visto na manhã desta sexta-feira na praia do centro da cidade.

Baleia-franca encontrada no litoral de SC não deve sobreviver
Baleia-franca encontrada no litoral de SC não deve sobreviver
Foto: Ana Barzan / vc repórter

O número de encalhes de Jubarte ampliou o recorde de 2007, que havia sido de 41 animais. O encalhe foi informado pela prefeitura municipal da cidade às 8h30, que ofereceu ao instituto a possibilidade de analisar o animal antes que fosse enterrado. Pelo fato de o corpo estar em um local muito movimentado, a hipótese de necropsia foi descartada.

O instituto tem analisado todos os casos de encalhe para tentar encontrar uma solução para o recente aumento nos casos. A baleia jubarte é uma espécie considerada vulnerável no Brasil, ou seja, que pode sofrer extinção a longo prazo. Segundo o coordenador do Baleia Jubarte, os casos de encalhe no País acompanharam uma onda de encalhes que foi observada na Austrália em 2009. "No ano passado, no Brasil, ocorreram 30 encalhes, em 2010, o número de casos confirmados está em 49", disse.

A maioria dos encalhes registrados no Brasil são de carcaças de animais mortos. Nem sempre é possível estabelecer a causa da morte. Algumas possíveis causas de morte de baleia jubarte são as meramente naturais, o atropelamento por embarcações e a captura em redes de pesca.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade