PUBLICIDADE

Em relatório, Sabesp admite cortes de água em São Paulo

Relatório contradiz o que a empresa tem informado desde que surgiram queixas sobre cortes noturnos

23 set 2014 - 09h17
(atualizado às 09h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Grande São Paulo sofre com a estiagem no Sistema Cantareira
Grande São Paulo sofre com a estiagem no Sistema Cantareira
Foto: WWC/AFP

Um relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) sobre as medidas para enfrentar a crise no Sistema Cantareira afirma que a redução na pressão à noite tem relação direta com os casos de falta de água, segundo informações publicadas nesta terça-feira pelo jornal Folha de S.Paulo. O relatório contradiz o que a empresa tem informado desde que surgiram queixas sobre cortes noturnos.

No relatório, a empresa afirma que “valendo-se da gestão da pressão, pode-se atingir menores valores de produção [de água], com impacto direto no número de relações de falta de água". De acordo com o jornal, o documento foi enviado em julho pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) ao Ministério Público.

A companhia sempre afirmou que a redução noturna na pressão era feita dentro das normas para não provocar cortes e que falhas no abastecimento por causa disso eram casos isolados. A redução da pressão em maio foi 26% maior que no mesmo mês de 2013, diz outro documento da Sabesp apresentado à Promotoria. O documento informa ainda que a medida pode causar falta de água em pontos mais altos.

De acordo com o jornal, a Sabesp nega que a redução é uma forma de racionamento. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade