PUBLICIDADE

Haddad fala de regulamentação de novos modelos como o Uber

Prefeito de São Paulo defendeu transformações nas cidades do século XXI

24 set 2015 - 16h59
(atualizado às 17h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Haddad: "é mais difícil governar uma cidade que um Estado"
Haddad: "é mais difícil governar uma cidade que um Estado"
Foto: Leon Rodrigues / Secom / Divulgação

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, defendeu nesta quinta-feira (24), em Paris, a necessária transformação das cidades do século XXI para facilitar a participação cidadã, o desenvolvimento sustentável e a integração.

Siga Terra Notícias no Twitter

Ao lado da prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, Haddad participou de um encontro com alunos da Faculdade de Ciências Políticas (SciencesPo) por ocasião da apresentação do projeto "École Urbaine, Reinventer a Ville", destinado a estudantes de todas as partes do mundo para pesquisar sobre questões de urbanismo e novos modelos de cidade.

O petista, que antes de ocupar a prefeitura de São Paulo fez parte do governo de Dilma Rousseff como ministro da Educação, afirmou que "é mais difícil governar uma cidade que um Estado" e destacou a importância de dar prioridade às necessidades dos cidadãos.

"No Brasil existe uma luta para amplificar o poder local", destacou Haddad, ao mesmo tempo em que sustentou que "a cidade produz constantemente um contrapoder".

Sobre a questão ambiental, Anne Hidalgo se referiu aos desafios de Paris - capital europeia que acolhe em dezembro a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP21) - e destacou a necessidade de pactuar políticas com outras grandes cidades do mundo, e "com as da periferia, que agora têm verdadeiro poder".

No colóquio também houve espaço para temas como a especulação imobiliária, fenômeno que ambos prefeitos concordaram em que "é preciso enfrentar, especialmente quando as empresas tentam ocupar espaços públicos", e a necessidade de regular novos modelos de "economia colaborativa", com iniciativas polêmicas como o Uber.

"Considero que ambos modelos são compatíveis, tanto a participação do Estado no modelo de transporte que em São Paulo é conjunto: público em associação com empresa privada, como as novas iniciativas", opinou Haddad.

Por sua parte, Hidalgo explicou que a prefeitura de Paris está aberta a buscar soluções falando com todos os agentes envolvidos no transporte e é "partidária de realizar uma regularização, sobretudo dando prioridade à segurança dos usuários".

Taxistas protestam em Londres contra os carros do Uber:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade