PUBLICIDADE

Em 3 horas, chuva ultrapassa média mensal em Florianópolis

19 mai 2010 - 02h40
(atualizado às 10h36)
Compartilhar

O volume de chuva ultrapassou, em apenas 3 horas, a média mensal da capital catarinense segundo informações da Climatempo. Entre as 22h de terça-feira e 1h da madrugada desta quarta-feira foram acumulados cerca de 134,4 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia; a média para todo o mês de maio é de 96,9 mm. O ciclone extratropical que se formou sobre o Sul do País tem deixado o clima instável, com grande volume de chuva e fortes ventos.

Na Praça XV, a mais conhecida da cidade, o cenário parecia uma praça de terra: árvores, galhos e lixo espalhados por todos os cantos
Na Praça XV, a mais conhecida da cidade, o cenário parecia uma praça de terra: árvores, galhos e lixo espalhados por todos os cantos
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra

A tendência é de que o ciclone (sistema de baixa pressão) avance para o mar e a chuva diminua nesta quarta-feira. Os ventos continuam com força e a expectativa é de mar agitado com ondas grandes no litoral catarinense nesta quarta-feira.

Além da chuva forte e descargas elétricas, o vento também ganhou intensidade e o aeroporto Hercílio Luz registrou rajadas de até 72 km/h na noite da terça-feira. Por quase duas horas, o aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens. Novas aterrissagens foram suspensas.

Entre as 19h e 21h, o fornecimento de energia elétrica no bairro do Campeche foi interrompido por três vezes. De acordo com o tenente Leandro, oficial de área do Corpo de Bombeiros, já foram registradas quedas de árvores em bairros como Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Ingleses e na região central de Florianópolis. Pelo menos três casas foram atingidas, mas não há informações sobre vítimas.

No final da noite de terça-feira, o centro da capital estava com as principais ruas alagadas. A Defesa Civil pediu que as pessoas evitem de deixar suas casas no início da madrugada desta quarta-feira.

Na cidade de São José, mais de cem pessoas estão desalojadas segundo informação da secretária de Ação Social de São José, Lurian Silva. Estragos também foram verificados em Palhoça, Itajaí e no Balneário Camboriú.

Na última semana, o avanço do mar e as ondas fortes consumiram toda a areia e causaram estragos em várias casas. Um ciclone extratropical deve avançar pelo Rio Grande Sul e Santa Catarina provocando vento forte nestes Estados durante a noite e madrugada. Segundo a agência meteorológica Climatempo, no início da noite as rajadas já chegavam a 102 Km/h em Santa Marta, litoral sul catarinense.

Durante a tarde choveu forte no leste de Santa Catarina. A instabilidade pode ser forte e volumosa no centro-leste e nordeste do Rio Grande do Sul e no sul e leste de Santa Catarina.

O vento intenso sobre o oceano deixa o mar agitado na costa destes Estados, com ondas entre 2 m e 3 m no litoral do Rio Grande do Sul e na costa sul de Santa Catarina.

Redação Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Lucas Martins, de Palhoça (SC), e Evandro Klokner, de Florianópolis (SC), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade