PUBLICIDADE

Em 10 horas, SC tem mais da metade da chuva média de agosto

8 ago 2011 - 16h54
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta máximo devido à chuva intensa que castiga o sul do Estado e a região da Grande Florianópolis desde a noite de domingo. Em pouco mais de dez horas, choveu em algumas localidades mais do a metade do esperado em todo o mês de agosto. A preocupação das autoridades é com relação à região de Araranguá, onde a precipitação atingiu 92 mm por volta das 14h. Também no sul, a cidade de Jacinto Machado registrou 88 mm de chuva. A média histórica do mês nas duas cidades é de 120 mm.

Em Florianópolis, choveu forte na madrugada e manhã desta segunda. Vários pontos de alagamentos se formaram em rodovias locais, causando uma série de pequenos acidentes. De acordo com os dados do Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram), o acumulado das últimas horas na capital chega a 41 mm, o que representa 41 l de água despejados em cada m². Apesar do alerta, não foram registrados maiores danos.

A Defesa Civil orienta a população, principalmente da região sul, que evite sair de casa sem necessidade. Há risco de alagamentos e, principalmente, deslizamentos de encostas, devido ao fato do solo estar muito encharcado.

Além da chuva, o mar deve estar muito agitado no Sul do País nas próximas horas. Para esta terça-feira, a previsão indica que as ondas podem chegar aos 4 m ao sul de Florianópolis, e há possibilidade de a ressaca atingir a costa catarinense.

Forte chuva alagou importantes vias de Florianópolis
Forte chuva alagou importantes vias de Florianópolis
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade