PUBLICIDADE

Duque de Caxias decreta situação de emergência por chuva

12 nov 2009 - 17h26
(atualizado às 19h39)
Compartilhar
Julia Ribeiro
Direto do Rio de Janeiro

O prefeito de Duque de Caxias (RJ), José Camilo Zito (PSDB), decretou nesta quinta-feira situação de emergência nas áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a Baixada Fluminense na noite de ontem. Os municípios mais afetados foram Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Três pessoas morreram soterradas e cerca de 500 pessoas ficaram desalojadas na região.

Segundo dados da Defesa Civil, choveu cerca de 70% do esperado para todo o mês de novembro. O temporal causou o transbordamento dos rios Tinguá e Maracanã, que causaram enchentes nas principais ruas das cidades fluminenses.

O prefeito visitou as regiões alagadas e se reuniu à tarde com o governador Sergio Cabral (PMDB) e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para avaliar a situação. Apensa em Duque de Caxias, a Defesa Civil municipal contabilizou cerca de 240 pessoas desalojadas, que foram encaminhadas a escolas, igrejas e casas de parentes.

As chuvas provocaram oito desabamentos no município, registrados nos bairros Parque Fluminense e Capivari. Sete residências foram interditadas e 15 bairros ficaram alagados. Também foram registrados deslizamentos nos bairros Pilar, Parque Império e Jardim Primavera. O prefeito Zito disse que a situação se complicou por causa do assoreamento dos rios e canais que cortam o município.

"Estamos fazendo o levantamento dos prejuízos para repor os danos causados pelas chuvas com recursos federais e estaduais", disse Zito, Para atender a população atingida e prejudicada pelas chuvas foram mobilizados pela Defesa Civil 50 agentes e cerca de 100 voluntários. A Secretaria de Obras disponibilizou 25 máquinas pesadas para limpeza de ruas e abertura de valas para o escoamento das águas e cerca de 800 servidores.

Sergio Cabral disse que vai instalar no Clube Vale do Ipê, em Belford Roxo, divisa com Duque de Caxias, um hospital de campanha que pode atender 500 pessoas por dia.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade