Na solenidade de inauguração do aeromóvel de Porto Alegre (RS) neste sábado, a presidente Dilma Rousseff confirmou o incentivo do governo federal para implementação de um modelo para Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha. Em sua fala, para cerca de 200 pessoas, Dilma incentivou a proposta de fazer de uma só vez os trechos que ligam o bairro Guajuviras ao Mathias Velho, interligados pela estação Mathias da Trensurb (trem urbano da Grande Porto Alegre), em razão da conexão entre modais que deverá incentivar a redução do uso de carros de passeio.
De acordo com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a obra vai custar R$ 560 milhões, e a prefeitura entrará com uma parte dos recursos. O aeromóvel de Canoas será o primeiro do Brasil a fazer o transporte de massa e tem a perspectiva de atender 180 mil pessoas.
"A perspectiva é que a obra seja rápida, em 18 meses, e deve começar em 2014”, disse Jorge. Na terça-feira, o prefeito de Canoas irá a Brasília para uma agenda no Ministério da Cidade que tratará dos detalhes do processo de instalação do aeromóvel.
A presidente Dilma Rousseff participou da cerimônia de inauguração do primeiro aeromóvel do País
Foto: Ricardo Fabrello / Futura Press
O aeromóvel vai interligar o Aeroporto Internacional Salgado Filho à estação mais próxima de metrô com acesso ao centro de Porto Alegre
Foto: Ricardo Fabrello / Futura Press
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, também participou da inauguração
Foto: Ricardo Fabrello / Futura Press
As obras do aeromóvel foram iniciadas em agosto de 2011, e o sistema deveria ter sido inaugurado no primeiro semestre de 2013, mas ocorreram diversos atrasos na implantação da tecnologia
Foto: Ricardo Fabrello / Futura Press
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Aeromóvel
VEÍCULO MOVIDO A AR TERÁ SUA ESTREIA EM PORTO ALEGRE. CONFIRA PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Inauguração:
10 de agosto de 2013
Trajeto:
814 metros em via elevada entre o aeroporto Salgado Filho e a estação da Trensurb
Tarifa:
a passagem é gratuita para usuários do trensurb, que pagam R$ 1,70 pelo bilhete
Horário:
das 10h às 16h, durante 90 dias após a inauguração
Capacidade:
150 passageiros no primeiro veículo. O segundo aeromóvel, com o dobro da capacidade, deve chegar em setembro e começar a operar em 2014
Custo total:
R$ 37,8 milhões (recursos do governo federal)
O aeromóvel está finalmente pronto para sua estreia no Brasil. O veículo movido a ar representa um meio de transporte pioneiro, que combina eficiência e sustentabilidade, e foi totalmente desenvolvido no País
Foto: Daniel Favero / Terra
Há meses em fase de testes, o aeromóvel está deixando sua operação experimental e deve ser inaugurado em Porto Alegre (RS) em agosto, em cerimônia que deve contar com a presença de presidente Dilma Rousseff
Foto: Daniel Favero / Terra
O sistema automatizado cumpre sua primeira conexão ao longo de 814 metros em aproximadamente dois minutos: um trajeto curto, mas frequentemente congestionado
Foto: Guilherme Justino / Terra
O veículo conta com duas portas, que só abrem quando o aeromóvel está pronto para receber passageiros
Foto: Daniel Favero / Terra
O percurso inaugural funciona entre dois terminais, ligando a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha
Foto: Guilherme Justino / Terra
O movimento é feito sobre trilhos, com as rodas de aço do veículo. A propulsão é pneumática: feita através da força dos ventos a partir de um gerador localizado abaixo da estação
Foto: Guilherme Justino / Terra
Um comunicador instantâneo com o centro de controle garante uma ligação de emergência caso haja problemas
Foto: Guilherme Justino / Terra
As viagens, por enquanto, são feitas em caráter experimental. Tonéis fazem parte do teste como simulação de peso
Foto: Guilherme Justino / Terra
O primeiro aeromóvel do Brasil, o A100, tem capacidade para 150 passageiros e pesa cerca de 10 toneladas
Foto: Guilherme Justino / Terra
Outro veículo está sendo fabricado e deve chegar a Porto Alegre no final de setembro podendo receber 300 passageiros: o dobro da capacidade
Foto: Guilherme Justino / Terra
A Trensurb estima que o sistema irá atender a 7,7 mil passageiros por dia
Foto: Guilherme Justino / Terra
Em seu trajeto, o aeromóvel passa bastante próximo do viaduto que leva à estação de trens, mas os responsáveis garantem que a segurança está garantida
Foto: Guilherme Justino / Terra
Além do centro de operações, dois contêineres com motores e sistemas de controle ficam abaixo do aeromóvel, com alternativas no caso de alguma falha
Foto: Daniel Favero / Terra
O projeto foi orçado em aproximadamente R$ 37,8 milhões e desenvolvido totalmente no Brasil. Um segundo aeromóvel, com o dobro da capacidade, deve começar a operar em 2014. Enquanto um funcionar, o outro fica estacionado em uma área recuada
Foto: Daniel Favero / Terra
Sidemar Francisco da Silva, gestor do projeto do aeromóvel, apresenta a sala onde se encontra o motor principal do sistema. Ali está o motor elétrico que gera energia para mover o ventilador
Foto: Daniel Favero / Terra
O GMP (Grupo Moto Propulsor) que move o veículo é composto de um motor elétrico e um ventilador industrial
Foto: Daniel Favero / Terra
O ventilador de alta rotação move o veículo através do deslocamento do ar
Foto: Daniel Favero / Terra
Há mais de um sistema de reserva que serve como forma de backup caso o aeromóvel apresente falhas. Uma subestação localizada no térreo da Estação Aeroporto conta com um painel de controle extra
Foto: Daniel Favero / Terra
O sistema é todo automatizado e, depois de configurado, funciona sem necessidade de ação humana - tudo supervisionado pelos técnicos
Foto: Daniel Favero / Terra
Todo o sistema que movimenta o aeromóvel é controlado por computadores, com opção de controle manual, caso haja necessidade. Durante as viagens, não há condutores a bordo