PUBLICIDADE

Cidades

DF: Polícia vai identificar vândalos que depredaram Catedral

21 jun 2013 - 11h20
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Civil do Distrito Federal já tem as imagens e todo o material necessário para identificar os membros do grupo que vandalizou paradas de ônibus, placas e até a Catedral Metropolitanda de Brasília durante a manifestação que reuniu 30 mil ontem na capital federal. Ainda nessa quinta-feira, a Polícia Militar (PM) conseguiu identificar e prender três pessoas que participaram, inclusive, da depredação do Palácio do Itamaraty.

Recém-colocada, a placa que indica as obras da ciclovia no Eixo Monumental foi arrancada por vândalos na noite de quinta-feira
Recém-colocada, a placa que indica as obras da ciclovia no Eixo Monumental foi arrancada por vândalos na noite de quinta-feira
Foto: Luciana Cobucci / Terra

A vandalização começou após um confronto entre um pequeno grupo de pessoas infiltradas entres os manifestantes, que provocaram policiais que formavam um cordão de isolamento em frente ao Congresso Nacional. Na ocasião, a PM dispersou os vândalos com spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo. Parte dos manifestantes pacíficos saiu do gramado em direção ao Eixo Rodoviário, uma das principais vias do DF, para dar continuidade ao protesto. Outra parcela seguiu para o Itamaraty, que fica ao lado do Congresso, e tentaram invadir o prédio. Em seguida, esse grupo subiu o Eixo Monumental deixando um rastro de destruição.

O grupo pichou prédios dos ministérios, arrancou placas de trânsito, lixeiras, quebrou holofotes e destruiu completamente as paradas de ônibus ao longo do Eixo Monumental. Eles chegaram até a Catedral Metropolitana, atiraram uma pedra que trincou o vitral de um dos monumentos mais visitados de Brasília. Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral ficou dois anos em reforma e fechada por quatro meses justamente para a troca dos vitrais. Partes do monumento foram pichadas pelos vândalos.

Ainda na noite de ontem, o pároco da Catedral Metropolitana, George Albuquerque, manifestou tristeza e surpresa com a ação dessas pessoas. “Não cabe, em um momento desses, de manifestação democrática, o vandalismo. É uma ação que não corresponde à cidadania, ao direito de cada um de nós de manifestar aquilo que deseja alcançar pelos seus direitos. Ficamos tristes como igreja, como Catedral, com essa ação. Passaram dos limites. A gente entristece com isso, não corresponde com aquilo que levamos como direito e como vida. Isso não cabe como democracia, o vandalismo não entra”, desabafou o pároco.

Nem mesmo o prédio do Banco Central foi poupado. Cerca de cinco mil pessoas tentaram invadir o local na noite de ontem enquanto seguiam rumo ao Eixo Rodoviário. Uma vidraça do prédio foi quebrada.

Palácio do Itamaraty

Por se tratar de um prédio federal, onde funciona o Ministério das Relações Exteriores, as investigações a respeito dos vândalos que depredaram o Palácio do Itamaraty ficarão sob a responsabilidade da Polícia Federal. Na manhã desta sexta-feira, peritos da Polícia Federal (PF) analisaram os danos, prejuízos e problemas causados pelos manifestantes. Os policiais registram imagens de detalhes do prédio e analisam os locais ocupados pelos manifestantes.

O laudo técnico elaborado pode ser concluído em até cinco dias, mas ainda na tarde de hoje a direção da PF pode anunciar a abertura de inquérito contra os vândalos. O saldo inicial do prejuízo é de 25 vidraças quebradas, além de pichações feitas dentro do prédio. O Palácio do Itamaraty também é uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade