PUBLICIDADE

DF: Anac acompanha caso de avião que fez pouso de emergência

28 mar 2014 - 21h52
(atualizado às 21h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um avião da companhia Avianca fez um pouso forçado no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek</p>
Um avião da companhia Avianca fez um pouso forçado no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek
Foto: José Cruz / Agência Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou na noite desta sexta-feira que está acompanhando presencialmente a assistência aos passageiros do voo OC 6393, da empresa aérea Avianca, que foi obrigado a realizar um pouso de emergência nesta sexta-feira no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. 

A aeronave vinha de Petrolina, em Pernambuco, e, pouco antes da aproximação, o piloto avisou à torre de controle que o trem de pouso dianteiro não estaria funcionando. A equipe do Corpo de Bombeiros do terminal foi acionada, mas não houve incêndio. Como o trem de pouso não funcionou, os bombeiros despejaram espuma na pista e o avião, um Fokker 100, rebatizado de MK-28 pela Avianca, teve que pousar de barriga. 

Para garantir o cumprimento da Resolução n° 141/2010, que prevê a assistência material nos casos de atrasos e cancelamentos, os fiscais da Anac estão acompanhando o atendimento prestado pelas companhias aéreas que possam ter suas operações impactadas pela interdição de uma das pistas. A agência também monitora a desinterdição da pista e o processo de retirada da aeronave do local. Para os passageiros que ainda irão viajar nesta sexta-feira, a Anac pede para que eles dirijam-se normalmente para o aeroporto.

A agência afirma ainda que as investigações sobre as causas do ocorrido estão sendo realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica, órgão que já está trabalhando no local. 

Segundo a Avianca, o avião pousou com segurança às 17h42 e nenhum dos 44 passageiros e cinco tripulantes ficaram feridos.

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/brasil/direitos-dos-passageiros/" href="http://noticias.terra.com.br/brasil/direitos-dos-passageiros/"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade