3 eventos ao vivo

Desastre que matou 135 em SC completa 1 ano no domingo

21 nov 2009
21h59
atualizado às 22h25

As fortes chuvas que atingiram o Estado de Santa Catarina e deixaram o saldo de 135 mortos completam um ano neste domingo. Entre os dias 22 e 23 de novembro, os temporais deixaram 78 mil pessoas desabrigadas, provocaram perdas de R$ 526 milhões na agricultura e outros prejuízos, segundo o governo catarinense.

As regiões mais atingidas foram o Vale do Itajaí, o litoral norte e a Grande Florianópolis. Na região do complexo do Morro do Baú, que abrange as cidades de Ilhota, Gaspar e Luiz Alves, ocorreram mais de 4 mil deslizamentos, que deixaram mais de 50 vítimas fatais.

Os deslizamentos danificaram grande parte das rodovias. Muitos estabelecimentos, que estavam vulneráveis por causa da falta de luz e dos alagamentos, foram saqueados.

Na próxima segunda-feira, para marcar um ano da tragédia, o governo do Estado entregará medalhas de mérito para entidades que auxiliaram o Estado no mês de novembro de 2008. Também será lançado o livro Relatos de Um Desastre - Narrativas Jornalísticas da Tragédia de 2008 em Santa Catarina , organizado pelo governo.

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade