PUBLICIDADE

Cidades

Defesa Civil interdita prédios com rachaduras em São Paulo

2 out 2012 - 09h02
(atualizado às 15h48)
Compartilhar

Um condomínio comercial com duas torres de 16 andares cada e cinco subsolos foi interditado na capital paulista após a ocorrência de rachaduras. O conjunto Lex Offices, localizado na rua do Bosque, 1621, no bairro da Barra Funda (zona oeste) foi esvaziados por volta das 16h30 de segunda-feira.

As torres ficam na zona oeste da capital paulista
As torres ficam na zona oeste da capital paulista
Foto: Alex Falcão / Futura Press

De acordo com a subprefeitura da Lapa, técnicos identificaram como provável causa do surgimento das rachaduras uma escavação feita para a construção de um prédio em frente ao condomínio. Desde junho, este é o terceiro caso de edifícios que precisam ser desocupados por problemas provocados por obras na vizinhança, na capital paulista.

A Defesa Civil de São Paulo informou nesta terça-feira que havia visitado o local na última sexta-feira para verificar as rachaduras e tremores no prédio. Foram detectadas, na oportunidade, trincas e fissuras na estrutura do subsolo.

Segundo a subprefeitura da Lapa, a obra de escavação que provocou as rachaduras nas duas torres foi paralisada e os responsáveis receberam, ontem, prazo de 48 horas para apresentar a documentação exigida pela administração municipal.

A construtura TSR, responsável pelo Lex Offices, foi intimada a apresentar, em até 48 horas, um laudo técnico que ateste a segurança dos prédios. Procurada, a construtora informou que está fazendo avaliações no local, mas que, a princípio, considerou a medida da evacuação exagerada.

Há 20 dias, outro prédio, localizado na avenida Santo Amaro, bairro Itaim Bibi (zona sul), precisou ser evacuado, deixando 70 moradores desalojados. O prédio, que permanece interditado, apresentou problemas estruturais nos pilares do subsolo e no térreo da construção, em função de uma reforma, que estava em andamento. O Hospital São Luís, vizinho ao condomínio, é proprietário de lojas que fazem parte do edifício e contratou a empresa que realizava a obra.

No dia 18 de junho, um prédio localizado na avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região central da cidade, apresentou uma rachadura de 15 m de extensão. O local também foi interditado, pois o forro do teto de um restaurante chegou a cair, em função da construção de outro edifício na vizinhança.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade