PUBLICIDADE

Defesa Civil alerta para chuva forte em 15 Estados

8 mai 2009 - 17h46
(atualizado às 19h04)
Compartilhar

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Roraima, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará e São Paulo.

A forte chuva provocou o desabamento de um prédio em Salvador
A forte chuva provocou o desabamento de um prédio em Salvador
Foto: Arestides Baptista/Ag. A Tarde / Futura Press

Segundo a meteorologia, áreas de instabilidade tropicais permanecem ativas sobre a região Norte nesta sexta-feira e mantêm as condições de pancadas de chuva em Roraima, no Acre, no Amazonas, no Amapá, no Pará e no Tocantins. A Defesa Civil alerta que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de raios, especialmente no centro-sul de Roraima; no centro-oeste do Acre; no leste, oeste e centro-norte do Amazonas e no nordeste e centro-leste do Pará.

Também nesta sexta-feira, a presença de áreas de instabilidade forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no sul e sudoeste de São Paulo. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h. Não está descartada a ocorrência de granizo localizado.

Também há condições de pancadas de chuva no Recôncavo Baiano, norte e oeste da Bahia, em Alagoas, em Sergipe, na Paraíba, em Pernambuco, no Piauí, no Maranhão e no Ceará. A chuva poderá ser de forte intensidade nestas localidades e acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no centro-oeste da Paraíba, no centro-sul do Ceará e no centro-oeste de Pernambuco.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, as pesspas devem evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Estragos

Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, 737.934 pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes em dez Estados: Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas, Amazonas, Pará e Santa Catarina. Segundo dados das defesas civis estaduais, 24 pessoas morreram por causa de desastres em cinco Estados.

Os danos causaram pela chuva atingiram 270 cidades. No Nordeste, o Ceará, atualmente, é o Estado que tem o maior número de municípios atingidos, seguido pelo Maranhão (61), Piauí (29), Paraíba (19), Rio Grande do Norte (13), Bahia (4) e Alagoas (3).

No Maranhão, a população afetada chega a 155.863 pessoas, com 31.715 desalojados e 24.083 desabrigados. No Piauí e no Rio Grande do Norte, a chuva afetou a vida de 49.745 e 44.011 pessoas, respectivamente.

Na região Norte, é no Estado do Amazonas onde se encontra o maior número de municípios atingidos, 38, com 265.958 pessoas afetadas. Destas, 44.609 estão desalojadas e 9.629 desabrigadas. No Estado do Pará são 28 municípios atingidos e 26.985 pessoas afetadas direta ou indiretamente pela chuva.

Em Manaus, o nível da água chegou aos 28,83 m, índice apenas 86 cm mais baixo que nível de 1953, quando foi registrada a maior cheia no Estado. Em outras regiões, os rios continuam subindo e mais de 184 mil pessoas foram afetadas, segundo dados oficiais da Defesa Civil do Amazonas.

Em Santa Catarina, os danos causados pela chuva atingiram dez municípios e 106.093 pessoas. O Estado também sobre com a seca, contabilizando 171 cidades em situação de emergência.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade