PUBLICIDADE

Decisão da Uniban chancela barbárie e preconceito, diz OAB

9 nov 2009 - 13h26
(atualizado às 14h10)
Compartilhar

A expulsão da estudante Geisy Arruda da Universidade Bandeirante (Uniban), após ser alvo de ofensas por usar um vestido curto, "chancela a barbárie e o preconceito", segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto.

Geisy teve que sair escoltada pela polícia após ser xingada dentro da universidade por causa do vestido que usava no dia 22 de outubro. As imagens da confusão foram gravadas por universitários e postadas no site YouTube no mesmo dia. No domingo, em comunicado pago publicado em jornais de São Paulo, a Uniban informou ter decidido expulsar Geisy "em razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos da dignidade acadêmica e à moralidade".

Segundo Britto, o gesto foi de intolerância, discriminação e violência contra a mulher. O presidente da OAB afirmou ainda que a decisão da Uniban consagra "uma mentalidade obscurantista e nefasta, que há muito se supunha extinta deste País".

Na nota, a Uniban justifica a expulsão: "foi constatada atitude provocativa da aluna, que buscou chamar a atenção para si por conta de gestos e modos de se expressar". A instituição considerou ainda que a atitude dos outros alunos foi uma "reação coletiva de defesa do ambiente escolar".

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira que vai enviar orientação para que a Uniban reconsidere a decisão de expulsar Geisy Villa Nova Arruda. A universidade terá 10 dias úteis para prestar esclarecimentos ao ministério. Segundo a secretaria, a instituição será notificada pelo ministério ainda esta semana.

A delegada Angela Ballarini, da Delegacia de Defesa da Mulher de São Bernardo do Campo (SP), afirmou nesta segunda-feira que será aberto inquérito para investigar as ofensas a Geisy. Segundo a delegada, o inquérito vai apurar quais estudantes ofenderam a jovem. Angela afirma também que, a princípio, a expulsão da estudante da universidade não será investigada.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade