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Cidades

De olho na Copa, estações do Metrô do Rio ganham sinalização em inglês

22 mai 2013 - 15h49
(atualizado às 15h54)
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As 12 estações das Linhas 1 e 2 do Metrô do Rio de Janeiro terão nova identidade visual até junho. As estações Cinelândia e Vicente de Carvalho já receberam o novo modelo de informações. Entre as novidades do projeto estão as placas bilíngues de português/inglês e mapa do entorno, afixado próximo às bilheterias e nas plataformas.

O novo mapa das estações também foi redesenhado com várias informações importantes, como a distância aproximada das atrações turísticas e culturais e os produtos e serviços do MetrôRio como, por exemplo, o Metrô na Superfície.

As placas de alumínio são 100% recicláveis, nas cores cinza-chumbo e amarelo, o que garante um alto grau de contraste e facilidade na leitura. Os acessos nomeados por letras facilitam a localização dos usuários e também ajudam os portadores de deficiência física a localizarem os elevadores ou plataformas para o seu embarque ou desembarque.

Todos os produtos disponíveis na bilheteria estão passando por mudanças no sistema de cores e forma de apresentação para reduzir o tempo de atendimento e facilitar o uso dos modais. Somente na pesquisa, conceituação e instalação das estações-modelo, o MetrôRio investe R$ 1 milhão. A melhoria da sinalização interna e externa é assinada pela Crama Design Estratégico, através do designer Ricardo Leite, e tem consultoria de Carlos Teixeira, professor na Parsons NewSchool of Design (New York).

O MetrôRio, que hoje transporta 650 mil pessoas por dia, prevê aumento de demanda durante o calendário internacional de grandes eventos, como a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude, as Olimpíadas e a Copa do Mundo. A ideia é preparar o modal para os turistas e passageiros que encontrarão informações de fácil entendimento e mais integradas aos pontos turísticos da cidade.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
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