PUBLICIDADE

Cidades

Crianças começam a ser vacinadas contra hepatite A em SP

1 set 2014 - 13h17
Compartilhar
Exibir comentários

Crianças entre 1 e 2 anos já podem receber a vacina contra hepatite A na rede pública do Estado de São Paulo a partir desta segunda-feira. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a expectativa é de que 616 mil crianças sejam imunizadas. Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem levar a criança a um dos 4,7 mil do Estado entre 8h e 17h.

De acordo com a pasta, a partir do próximo ano a vacina será aplicada na rotina assim que a criança completar 1 ano de idade. “A vacina contra a Hepatite A foi incluída este ano no calendário básico de vacinação infantil. É muito importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças aos postos de vacinação para a aplicação desta vacina que possui dose única e apresenta eficácia de imunização superior a 95%”, disse a diretora de imunização da secretaria, Helena Sato.

Hepatite A

A Hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHA, e sua principal via de contágio é a fecal-oral, por meio de água e de alimentos contaminados.A doença, habitualmente benigna na infância, tem incidência frequente e precoce na população que vive em locais com más condições de higiene e de saneamento básico.

Na maior parte dos casos, a Hepatite A pode ser inicialmente assintomática. No entanto, ela pode evoluir para quadros mais graves como insuficiência hepática. Os principais sintomas são febre, náuseas, vômito, icterícia (coloração da pele amarelada), urina mais escura e fezes esbranquiçadas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade