0

"Corrida da Cerveja" reúne mais de 2 mil em Brasília

13 dez 2009
12h17
atualizado às 12h59
  • separator
  • comentários
Laryssa Borges
Direto de Brasília

E se levantamento de copo fosse esporte? É o que querem provar ser possível os 400 participantes que se inscreveram na 1ª Corrida da Cerveja, em Brasília. A largada da prova, regada a barris, engradados e isopores térmicos, ocorreu por volta das 10h40 deste domingo e, em meio a curiosos, reuniu mais de 2 mil pessoas no Eixão Norte, uma das principais vias da cidade.

Participantes carregam caixa térmica alusiva à Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal
Participantes carregam caixa térmica alusiva à Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal
Foto: Laryssa Borges / Terra

A disputa é pelo prêmio de 50 l de chope fabricado por uma microcervejaria da capital federal, além de kits de paintball para cada um dos participantes, mas os levantadores de copo querem mesmo é aproveitar a festa e degustar as quase 1,5 t de cerveja que serão consumidas na competição. No trajeto de cerca de 3 km, os concorrentes não poderão passar mal ou desperdiçar os 3,6 l de cerveja que cada um precisa ingerir durante a prova. Bebidas sem álcool também são vetadas.

Em ritmo de Carnaval fora de época, os beberrões se fantasiaram e mostraram irreverência ao criticar o mais recente escândalo político de Brasília, o do mensalão do governador José Roberto Arruda (DEM). Os adereços típicos da competição foram panetones (incluindo o sabor cerveja), ícone do esquema de corrupção envolvendo o governador e deputados distritais, caixas térmicas simbolizando a "Caixa de Pandora", referência à operação da Polícia Federal sobre o caso, e maços de dinheiro nos bolsos, meias e cueca.

E se o ditado popular pede que para aparecer basta colocar uma melancia na cabeça, um grupo de amigos resolveu levar a máxima a sério para participar da Corrida da Cerveja. O argumento oficial é para se refrescar dos 29ºC do ensolarado domingo em Brasília, mas curiosos e curiosas se aglomeravam para fotografar os "homem fruta".

A Polícia Militar, que acompanhava a concentração dos atletas no gramado do Eixão, já se preparava para impedir que competidores passassem da conta e, mais, pegassem o carro depois do desempenho etílico-atlético.

Confira as regras da 1ª Corrida da Cerveja, segundo os organizadores do evento:

1. As equipes podem levar qualquer tipo de recipiente, contanto que ele não tenha rodas ou coisa do tipo. O recipiente deve ser carregado pelos membros, podendo ser isopor, mochila, frigobar, etc.

2. Os membros das equipes podem parar a qualquer momento para descansar, sentar debaixo de uma árvore, no meio fio ou atender a ligação de sua mãe preocupada de você ter acordado antes do meio dia.

3. A quantidade de cerveja para equipes de 4 pessoas é: 24 garrafas de 600 ml num engradado (homem que é homem vai com engradado); ou 44 latinhas de 350ml; ou 32 latões de 473ml.

4. Para as duplas: 12 garrafas de 600ml num engradado; ou 22 latinhas de 350 ml; ou 16 latões de 473ml.

Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade